Coluna FalaPE – Os caminhos para Anderson Ferreira em 2022

By 13/11/2021 - 00:00ColunaFalaPE

Apesar dele oficialmente negar, existe, sim, uma grande possibilidade de o prefeito de Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato a senador, Anderson Ferreira, perder o comando do PL em Pernambuco; sobretudo, se o presidente Jair Bolsonaro se filiar mesmo ao partido, como já se fala com certeza nos bastidores.

O motivo para a perda do comando do PL é o apoio que Anderson deu a deputada federal Marília Arraes, do PT, na disputa pela Prefeitura do Recife, em 2020, quando a neta de Arraes perdeu no segundo turno para o primo João Campos, do PSB, atual gestor da capital. Esse, pelo menos, é o motivo “oficial”.

Nos bastidores, a retirada do prefeito de Jaboatão do comando do PL é atribuída a um suposto corpo mole na defesa de Bolsonaro no estado. Para muitos, o apoio de Anderson ao presidente é da boca para fora; para inglês ver. Essas fontes argumentam que ele nunca ficou mesmo ao lado de Bolsonaro, especialmente quando o ex-capitão mais precisou de apoio político.

De fato, o prefeito de Jaboatão, apesar de receber recursos pomposos do Governo Federal, nunca foi um bolsonarista de carteirinha; nem um defensor do presidente para as grandes mídias. Pelo contrário, ele sempre preferiu passar ao largo, se preservando dos embates.

Uma coisa é clara: se perder mesmo o comando do PL, Anderson deve rumar ao PSC, que está sob a batuta do seu irmão gêmeo, o deputado federal André Ferreira. Na sigla socialista-cristã, o prefeito teria guarida para concorrer à Casa Alta na chapa a ser encabeçada pela tucana Raquel Lyra, prefeita de Caruaru e líder nas pesquisas de intenção de voto.

Já o PL, se Anderson sair, certamente irá para o comando de algum bolsonarista de primeira linha, como o PTB, que está com o Coronel Meira. De cara, três nomes já figuram como opção: o ministro do Turismo, Gilson Neto, e os deputados estaduais Clarissa Tércio e Alberto Feitosa. É aguardar para ver…

O povo quer saber: quem assumiria o comando do PL em Pernambuco no lugar de Anderson?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.