Coluna FalaPE – pesquisa aponta Raquel como a mais competitiva entre os oposicionistas para 22

By 23/08/2021 - 00:01ColunaFalaPE

Os números da pesquisa do Instituto Plural para o Governo de Pernambuco, divulgados essa semana pelo Sistema Jornal do Commercio, são muitos claros em apontar a viabilidade da pré-candidatura de Raquel Lyra ao Palacio do Campo das Princesas. Quando se tira a deputada federal Marília Arraes da disputa, já que o o PT retomará a a aliança com a Frente Popular, a prefeita de Caruaru se mostra a mais competitiva entre todos os quadros da oposição.

Raquel aparece na frente dos seus concorrentes em todos os cenários. Mesmo em pré-campanha declarada há bem mais tempo que a presidente estadual do PSDB, inclusive, com mais exposição na mídia, os prefeitos Miguel Coelho (Petrolina) e Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes) figuram atrás de Raquel. Nem a deputada estadual Clarissa Tércio, que se agarrou na bandeira do Bolsonarismo, hoje faz sombra à caruaruense.

Some-se aos números as condições políticas de Raquel. Ela deve se colocar como uma candidata fora do embate petistas versus bolsonaristas. Seu nome e nem de nenhum parente ou aliado aparece envolvido em escândalos de corrupção. Além disso, a prefeita faz uma gestão bem avaliada em uma cidade polo, localizada em um dos principais colégios eleitorais do estado.

Isso sem contar a dimensão política da prefeita. Funcionária pública de carreira, entrou por concurso; filha de um ex-governador, João Lyra Neto; e sobrinha de um dos mais descantados políticos que este país já teve, o ex-ministro Fernando Lyra. Para além disso, a tucana tem um partido estruturado para fazer campanha e o endosso de forças políticas relevantes, como o ex-senador Armando Monteiro Neto, os deputados Daniel Coelho (federal) e Priscila Krause (estadual), só para citar alguns. Os caminhos estão abertos e Raquel está bem no páreo.

INVESTIMENTOS – Durante a programação de dois dias no Sertão do Araripe, o governador Paulo Câmara anunciou investimentos para a região na ordem de R$ 268 milhões, que vão possibilitar a geração de 1,6 mil novos empregos. Ele esteve em oito municípios pernambucanos, vistoriando obras e liberando recursos para novas intervenções nas áreas de educação, infraestrutura, abastecimento de água, desenvolvimento econômico e saúde, como parte do Plano Retomada. Somente em rodovias recuperadas, a previsão é de entregar 225 quilômetros.

INVESTIMENTOS 2 – “Nós estamos na terceira região visitada após o anúncio do Plano Retomada, no início deste mês. Já passamos pelo Sertão do Pajeú, fomos ao Sertão do São Francisco e, agora, estamos no Araripe. São mais de duzentos milhões de reais em obras que precisam ser feitas nos próximos meses. A gente quer concluir essas obras anunciadas e avançar ainda mais. Toda equação financeira foi resolvida, a gente tem pressa na geração de empregos, e vários projetos estão sendo enviados à Assembleia Legislativa pensando nisso”, frisou Paulo Câmara.

TRANSPARÊNCIA – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou que a Prefeitura de Camaragibe atingiu o nível máximo no resultado do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE), relativo à 2020. A avaliação do tribunal, que foi realizada com base nos sites oficiais e portais de transparência das 184 prefeituras pernambucanas, mostra que o município se mantém entre os mais transparentes, no nível “Desejado”, o mais alto do ranking. Segundo a prefeita Doutora Nadegi, o resultado mostra a responsabilidade contínua com a gestão dos recursos públicos.

O povo quer saber: Priscila Krause aceitaria ser vice em uma chapa com Raquel Lyra?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.