Coluna FalaPE – Raquel engole Miguel

By 19/11/2021 - 01:09ColunaFalaPE

Apesar de os dois serem filhos de políticos bem sucedidos, tendo crescido na Política, a prefeita de Caruaru está dando um banho no gestor de Petrolina nas articulações para a disputa do Governo de Pernambuco em 2022. O gesto de convidar o “concorrente” a juntar-se aos encontros do Levanta Pernambuco foi um xeque-mate dado pela caruaruense.

Raquel Lyra engoliu Miguel Coelho e mostrou ao petrolinense que só há um caminho para viabilizar-se pela oposição na disputa contra o todo poderoso PSB. E esse caminho passa pela liderança e pela condução dela, a prefeita de Caruaru. Apesar de insistir na sua pré-candidatura ao Palácio do Campo das Princesas, Miguel está sendo forçado à reavaliar a sua postulância.

Se nega juntar-se ao movimento onde estão a maior parte dos oposicionistas, Miguel só ampliará o seu isolamento, o que é mortal para quem precisa de musculatura política para tornar-se viável na corrida. Por outro lado, se topa participar dos encontros, o prefeito de Petrolina entra no final da fila e debaixo da asa da gestora de Caruaru, a verdadeira protagonista da oposição.

Resumindo: não há saída para Miguel. Se correr, o bicho pega. Já se ficar, o bicho come. Enquanto isso, com o gesto, Raquel manda uma mensagem clara à toda a oposição. A de que ela tem dimensão, legitimidade e cálculo político para liderar o bloco e fazer dele um oponente de respeito à Frente Popular.

Uma vez ao lado de Raquel e de figuras como o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e o ex-senador Armando Monteiro Neto, além de outros, Miguel Coelho não tem nem clima e nem condições políticas para reivindicar a cabeça de chapa. O máximo – ainda que com muita boa vontade – seria o Senado; vaga que deve ficar com Anderson.

Neste caso, a calma venceu a afobação. Enquanto Miguel fazia estardalhaço na comunicação, tentando desesperadamente se viabilizar, Raquel ficou ali na dela, comendo pelas beiradas e se fortalecendo junto às outras forças políticas que integram o grupo. Agora, a prefeita de Caruaru só tende a consolidar-se ainda mais como a candidata da oposição em Pernambuco.

O povo quer saber: Miguel tem vaga na chapa de Raquel?

1 Comcentário

  • Antônio Neto disse:

    A Pré-campanha de Raquel está sendo um sucesso, ela tem pulso!

    O time tem se fortalecido cada vez mais. Miguel não tem o protagonismo que Raquel tem, acho difícil ele vir pra chapa de Raquel, uma vez que a briga seria direta com o clã Ferreira. A não ser que se articule evetual senado para Miguel.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.