Coluna FalaPE – Revelação do FalaPE de que FBC mira o TCU prejudica articulações do senador

By 04/09/2021 - 00:01ColunaFalaPE

A revelação exclusiva de que o senador Fernando Bezerra Coelho mira uma vaga no Tribunal de Contas da União, feita pela Coluna FalaPE da última quarta-feira (1º), e confirmada pelo próprio ao Blog do Elielson apenas ontem, representa uma desvantagem competitiva para o parlamentar. Bezerra Coelho estava fazendo as articulações em segredo e assim queria ficar até uma eventual indicação do presidente Jair Bolsonaro, de cujo governo o petrolinense é líder no Senado.

E FBC não estava errado em querer discrição na sua tentativa de tornar-se ministro da mais alta corte de contas do país. O senador está em um período complicado da sua vida pública. É alvo de muitas denúncias de envolvimento em corrupção; seu mandato está terminando, o que implicará no fim do foro privilegiado. Em junho, a Polícia Federal o indiciou. O parlamentar é acusado de receber R$ 10 milhões em propinas pagas por empreiteiras entre 2012 e 2014, período em que era ministro da Integração Nacional da ex-presidente Dilma Rousseff.

Além disso, Fernando Bezerra tem um filho, o prefeito Miguel Coelho (Petrolina), pré-candidato a governador e dois outros filhos que vão para a reeleição dos seus mandatos de deputado: Fernando Filho (federal) e Antônio Coelho (estadual). O senador precisa de estabilidade política para coordenar as campanhas dos filhos e ajudar Miguel a viabilizar-se na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas.

Uma ida para o TCU asseguraria ao senador foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal, acabaria com a necessidade dele ter de candidatar-se a qualquer cargo em 2022, abrindo mais opções para a formação do palanque de Miguel. Aos 63 anos, FBC teria 12 anos de TCU, quando, aos 75, se aposentaria e voltaria, se quisesse, a disputar mandatos. O plano de ir ao TCU segue vivo; Bolsonaro, ao que parece, não é contrário à ideia de indicar FBC, mas, agora, pelo menos, as articulações terão de acontecer à luz do dia, diante de outros pretendentes ao posto e adversários do senador.

FILIAÇÃO – Enquanto o pai trabalha na sua indicação ao TCU, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, segue sua empreitada de viabilizar-se politicamente para governador de Pernambuco. Ontem (3), o petrolinense reuniu-se, na sede do Democratas, no Recife, com o presidente do partido, o ex-ministro Mendonça Filho, e com a presidente do DEM na capital e deputada estadual, Priscila Krause, para discutir o cenário político e os preparativos do evento de filiação e a oficialização da sua pré-candidatura ao Governo do Estado, no próximo dia 25. “Miguel está com muita disposição e chega como pré-candidato ao Governo respeitando os demais nomes de oposição e focado no projeto de unidade para mudar os rumos de Pernambuco”, afirmou Mendonça.

FILIAÇÃO 2 – Na reunião, na qual foi apresentada parte da equipe do diretório estadual do Democratas, Miguel Coelho reforçou o compromisso de fortalecer o partido e de iniciar um ciclo de debates pelo Estado. “Estou sendo muito bem recebido no DEM. Conversei com Mendonça e Priscila sobre a urgência de apresentar alternativas na oposição para mudar Pernambuco. Junto com a experiência e preparo de Mendonça e Priscila, creio que poderemos discutir a realidade de Pernambuco em cada região oferecendo um projeto de futuro consistente e que alimente a esperança nos pernambucanos”, comentou o prefeito de Petrolina, após o encontro.

INTERDIÇÃO – A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe comunica a população que, em virtude das movimentações políticas do presidente Bolsonaro na região, neste sábado (4), estará realizando uma ação de interdição das entradas laterais e transversais da PE-160, onde não será permitido o acesso e o cruzamento no local enquanto durar as movimentações. As interdições, que vão desde o Moda Center Santa Cruz até a entrada da cidade, serão iniciadas às 9:30h e seguem até a passagem do comboio presidencial. A ação visa a segurança dos santa-cruzenses e dos participantes da motociata. Ao fim das movimentações na PE-160, o acesso será reaberto de imediato.

CARRO-PIPA – O deputado federal Eduardo da Fonte solicitou ao Governo Federal que garanta a continuidade da Operação Carro-Pipa em Pernambuco. A solicitação (Of 248/21) foi recebida pela Presidência da República, que já encaminhou a demanda para o Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Economia e o Ministério da Defesa. O pleito conta com o apoio do vice-presidente estadual dos Progressistas, Lula da Fonte, e do vereador de Cumaru Gilvan da Malhadinha. “Esse programa é fundamental para milhões de famílias nordestinas, principalmente da zona rural, onde não há água encanada e que dependem da água trazida pelo carro-pipa para encher suas cisternas e assim terem água potável para beber e cozinhar”, pontuou Da Fonte.

O povo quer saber: vai dar gente hoje na motociata de Bolsonaro no Agreste?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.