Coluna FalaPE – Silvio Costa Filho faz dever de casa e cresce na preferência dos aliados para o Senado

By 19/08/2021 - 00:02Pernambuco

Um nome entre os pré-candidatos ao Senado pela Frente Popular tem se destacado como quadro agregador da simpatia das diferentes forças que integram o bloco governista. Trata-se do deputado federal Silvio Costa Filho, que, apesar de novo, já tem história na política de Pernambuco, tendo sido vereador do Recife e deputado estadual antes de chegar à Brasília, em 2019.

Silvinho, como é conhecido o filho do ex-deputado Silvio Costa, tem feito o dever de casa bem. E ali, na dele, tem avançado na preferência das principais lideranças não apenas estaduais, mas nacionais do bloco de forças do qual faz parte. O deputado saiu prestigiadíssimo do encontro com o ex-presidente Lula, anteontem, com quem se reuniu a portas fechadas ao lado do pai, para tratar de 2022.

Não só Lula gosta de Silvinho no PT. O senador Humberto Costa, principal interlocutor do estado junto ao ex-presidente, também nutre apreço pelo parlamentar e, dizem, não terá problema em chancelar seu nome para o Senado. Humberto ainda tem uma questão interna que o faz pender por Silvinho. É que o deputado, uma vez escolhido, ocuparia um espaço cogitado para a também federal Marília Arraes, rival de Humberto dentro do PT.

No PSB, que ficará com a cabeça de chapa da coligação, Silvio Filho também está em alta. De volta ao governo depois de alguns anos na oposição, o deputado cresceu logo no conceito dos socialistas. Foi fiel a João Campos quando o hoje prefeito do Recife estava atrás nas pesquisas. Como prêmio, ganhou secretarias na capital e no Governo do Estado. Outro ponto positivo apontado pelos socialistas é o bom trânsito que Silvio construiu em Brasília, abrindo muitas portas, sempre no sentido na unidade.

TERNURAR – De temperamento afável, sempre cordial com todos, o deputado federal Silvio Costa Filho tem procurado os caciques do PSB para estreitar relações na tentativa de viabilizar-se como candidato da Frente Popular ao Senado. Sobre o fato de estar filiado ao Republicanos, que está no lado bolsonarista, Silvinho tem agido com jogo de cintura. E, certamente, isso não será empecilho para ele ganhar o aval de concorrer à Casa Alta pelo lado lulista. Como dissemos, o dever de casa está sendo bem feito. Lá na frente, quando o nome for decidido, Silvio estará bem posicionado.

CONTRATAÇÃO – O deputado federal Eduardo da Fonte recebeu das mãos do vereador de Vitória de Santo Antão, Felipe Cezar, um pedido de alteração à Lei 8.213 de 1991, criando a contratação de pessoas com deficiência por empresas, respeitando a proporcionalidade sobre os tipos de deficiência e os graus de comprometimento das funções, independente do grau de complexidade. O objetido do Projeto de Lei é aumentar o espaço de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em todo o território nacional.

PRIMEIRA-DAMA – Faltando quase um ano para as eleições, muitas articulações de bastidores começam a esquentar. No Agreste Setentrional, o nome de uma vereadora vem ganhando força. Jessica de Janjão, primeira-dama de Bom Jardim, tem forte atuação na área social, muito presente nas áreas mais humildes do município. O trabalho da parlamentar ficou famoso e ultrapassou as fronteiras de Bom Jardim, de forma que fosse cogitada para a disputa de deputada estadual no próximo ano. O prefeito Janjão, em seu oitavo mês de mandato, tem tido uma avaliação positiva de seu governo.

ZEROU – Santa Maria da Boa Vista acaba de zerar o número de casos ativos de COVID-19. O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal, nessa quarta-feira (18), confirma que a cidade não possui moradores contaminados pelo novo coronavírus. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. A gente vem colocando em prática uma política de vacinação séria, eficaz e rápida. Tenho certeza que é questão de tempo para que vençamos de vez essa pandemia”, comemorou o prefeito George Duarte.

O povo quer saber: o deputado federal Eduardo da Fonte também não seria um bom nome para o Senado pela Frente Popular?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.