Coluna FalaPE – Só nas urnas

O “já ganhou” não é uma asserção coerente na política. A verdade é: eleição só se define quando o povo vai às urnas.

Ontem, o cenário político de Paulista balançou com a possibilidade de impugnação da candidatura do ex-prefeito, Yves Ribeiro (MDB). Imaginem que mudança radical não teria esse cenário?

Passado o susto, esse é um ponto de partida vale para todos. Não se ganha campanha antes do “apito final”. No meio da partida tem marketing, jurídico, político e a persona candidato, todos elementos alinhados a fim de aumentar de acirrar o pleito.

Até o dia 15 de novembro é trabalhar. Eleição só se define quando o povo vai às urnas.

Gabinete – Em Camaragibe, o medo de perder a eleição tem feito o grupo político da prefeita Nadegi usar como estratégia o gabinete do ódio. No lugar de defender o que a gestora fez e faz, preferem levantar a poeira nas candidaturas adversárias. Jorge Alexandre, ex-gestor do município, tem sido o principal alvo.

A resposta veio – Os adversários falaram tanto sobre Marília “esconder” Lula que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um vídeo em apoio à candidatura. Lula declarou, nas redes sociais da candidata, que Marília é “boa de briga” e que acredita que com a campanha, ela será a primeira mulher a governar o Recife.

Causa animal – A conquista de espaço público por candidato que levantava a bandeira da causa animal serviu de exemplo no estado. Agora, muitos “pegam carona” na ideia. Mas provar que fez algo acontecer já é uma outra etapa.

Não é novidade – Estudo publicado nos Cadernos de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e assinado por pesquisadoras de unidades da fundação e do Núcleo de Pesquisas Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), identificaram desigualdades raciais no acesso a direitos básicos. A análise diz que as desigualdades raciais no acesso a direitos básicos como saúde, saneamento e trabalho tornou a população negra e periférica mais vulnerável à pandemia de covid-19.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.