Coluna FalaPE – Superestimar para quê?

Se hipérbole elegesse, os candidatos a prefeito do estado estariam com seus mandatos municipais garantidos. O fim de semana foi pautado por carreatas “histórica” e “maior”.

Talvez a linha de comunicação ditada para o atual cenário seja essa. Afinal, diante da pandemia e das adaptações dos eventos políticos, o receio dos candidatos e coordenadores é perder o termômetro das ruas.

Mesmo as redes sociais sendo consideradas nos dias atuais uma expansão da praça pública para os políticos, não é possível mensurar a aprovação quanto ao tradicional corpo a corpo.

Mas é fato que o superdimensionamento não cai bem. Se a honestidade e o contra corrupção estão em destaque nos discursos, então é cabível que essas premissas sejam postas em prática na forma de noticiar também.

Outsider – O discurso da renovação, que veio muito forte nas eleições de 2018, volta em 2020. Com campanhas “não reeleja vereador”, nomes novos na política, mas conhecidos pela população ganham força em todo estado. Como foi o caso da delegada Gleide Ângelo, midiática, mas deslocada da “velha política”.

Semelhante – Seguindo a linha de “nova na política, mas muito conhecida pelo eleitorado”, Camaragibe tem uma forte representante, a delegada Euricélia Nogueira. Fortalecida pelos pilares da segurança pública, violência contra mulher, combate à violência, a delegada promete ser fenômeno nas urnas. Sendo no município um marco de vereadora mais votada, como foi Gleide no estado.

Palanque – Jarbas Vasconcelos bateu o martelo para a presença do MDB no palanque de Carlos Santana em Ipojuca. Em seu depoimento, publicado nas redes sociais, o ex-governador afirmou que garantirá, ao lado de Santana, os recursos para assegurar obras e projetos para o município. Na declaração, Jarbas alega que Carlos Santana é um gestor experiente, que mostrou que sabe trabalhar a favor do povo.

Desempenho – Em Ouricuri, no Sertão do Araripe, o candidato a prefeito Lenarte Coelho, conhecido como Botinha Coelho (SD), comprovou sua força política em adesivaço. Filho do ex-prefeito do município, Chico Coelho, Botinha tem acirrado a disputa no município. A manifestação popular vista na cidade e nas redes sociais chancela a popularidade do candidato. O que era para ser uma adesivaço virou uma carreata.

Calumbi – A prefeita Sandra da Farmácia realizou uma carreata no último domingo. Em busca da reeleição, a gestora conta com o apoio político do deputado Fernando Monteiro (PP) e do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.