Com cerca de 5 mil participantes, 21ª Missa do Vaqueiro de Canhotinho reúne fé, tradição popular e política

By 11/09/2023 - 11:57Pernambuco

A 21ª edição da Missa do Vaqueiro de Canhotinho, realizada neste domingo (10.09), evidenciou a grandiosidade da festa popular movida pela fé e valores culturais do Agreste e confirmou o caráter de “acontecimento político” que o evento adquiriu ao longo dos anos. Deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas juntaram-se aos mais 5 mil cavaleiros participantes e foram recebidos pelo idealizador e anfitrião da missa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, e pela prefeita do município, Sandra Paes.

Marcaram presença os deputados federais Guilherme Uchoa Junior (PSB) e André Ferreira (PL) e os estaduais Abimael Santos (PL), Joãozinho Tenório (Patriota), Mário Ricardo (Republicanos), João de Nadegi (PV) e Henrique Queiroz Filho (PP).

Entre os prefeitos, compareceram Marcelo Maranhão, de Ribeirão; Alvinho Porto, de Quipapá; Erivaldo Amorim, de Lajedo; Nego do Mercado, de Capoeiras; e o ex-prefeito Neném, deste último município.

Na avaliação do deputado Álvaro Porto, o evento tornou-se um patrimônio cultural do Agreste, já figurando também entre as maiores do gênero no país. “O número de vaqueiros inscritos amplia a cada ano, assim como o envolvimento de moradores e turistas com a festa. Isso indica que a missa, que hoje atrai cerca de 20 mil pessoas, tem potencial para crescer, garantindo impacto cada vez mais positivo no turismo e da economia de Canhotinho e cidades vizinhas”, diz.

“Para nós é um prazer trabalhar para valorizar nossa cultura, numa festa genuinamente popular que atrai tanta gente. Reunimos pessoas que buscam renovar a fé, mas que também querem se divertir e preservar tradições”, observa a prefeita Sandra Paes. “Receber visitantes, deputados e prefeitos de outros municípios é uma grande satisfação e um orgulho para todos os canhotinhenses. Só demonstra o quanto o evento está consolidado”, acrescenta.

Desde 2017 incluída no Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco, através de lei de autoria de Porto, a missa contou, nesta virada para a maioridade, com novo atrativo. Neste sábado (09), a programação foi aberta com a realização da Pega de Boi no Mato, disputa que distribuiu R$ 10 mil em prêmios.

No domingo (10.09), as atividades foram retomadas logo cedo. A partir das 7h, a concentração da vaqueirama foi iniciada, no distrito de Olho D’água, de onde partiu a cavalgada. Perto das 13h o grupo deu a largada em direção à sede do município. Durante todo o percurso, o cortejo foi puxado pelo cantor Tarcisio do Acordeon e pela dupla Iguinho e Lulinha.

No final da tarde, já no centro da cidade, os participantes receberam a benção por mais um ano de fé em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Em seguida, a festa foi retomada no Pátio de Eventos com apresentações de Swing de Andinho e Zé Cantor. A celebração se estendeu noite adentro.

Realização da Prefeitura de Canhotinho, a missa deste ano contou com o apoio do Governo do Estado, Empetur e empresas privadas. Ao final, Álvaro Porto agradeceu a cada um dos deputados e prefeitos que foram ver de perto e prestigiar a festa.

Para ele é visível o quanto o evento continua se fortalecendo e ganhando em importância e tradição. “O povo e a Prefeitura de Canhotinho estão de parabéns pelo grande trabalho realizado e pela receptividade aos vaqueiros e aos turistas”, frisou.

Fotos: Lucas Patricio

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.