Com estudantes de todo o Recife, Festival Paralímpico acontece neste sábado (24)

By 22/09/2022 - 19:54Pernambuco
Foto: Maurício Ferry/PCR

Apoiado pela Prefeitura do Recife, evento será no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, e permitirá aos participantes vivenciar modalidades paralímpicas

Neste sábado (24), das 8h às 12h, crianças e adolescentes com deficiência moradoras do Recife terão uma manhã de imersão no universo paralímpico no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. Ao todo, 230 estudantes de todas as regiões político-administrativas (RPA’s) da capital pernambucana mergulharão na prática de três modalidades, em uma ação que ocorre simultaneamente em 98 cidades de todo o Brasil, a fim de difundir o Movimento Paralímpico pelo território nacional. O evento tem apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, apoio da Secretaria de Educação e parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).  

“Colocamos toda a nossa estrutura à disposição para receber esse festival pela primeira vez, como única cidade de Pernambuco a realizá-lo. É uma conquista também para nós. Queremos que cada vez mais jovens se aproximem destas atividades, com mais praticantes de modalidades paralímpicas”, comemora Gabriel Perrusi, secretário executivo de Fomento ao Esporte. “Ter direito a receber o Festival Paralímpico, que será realizado em quase 100 cidades pelo Brasil, partiu de enviarmos uma carta de intenções para o Comitê Paralímpico Brasileiro, reforçando a nossa disposição em fomentar este segmento na nossa cidade”, explica.  

A ação acontece simultaneamente em todo Brasil, distribuída por 98 cidades. Há Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro em 24 delas. Recife é a única participante em Pernambuco. Os 230 inscritos, com idades entre 8 e 18 anos, serão divididos em três grupos que participarão de atividades em três modalidades paralímpicas: atletismo, goalball e bocha. O intuito da ação é gerar mobilização em torno do paradesporto de iniciação e fomento da atividade física. Todos os participantes terão contato com profissionais do paradesporto.  

“Será uma festa muito bonita, nós aqui da Secretaria de Esportes da Prefeitura do Recife temos essa intenção, como política pública, de fomentar o paradesporto. Além de conseguirmos trazer o Centro de Referência Paralímpico para cá, temos trabalhado bastante para atrair iniciativas neste segmento”, destaca Perrusi.  

Centro de Referência Paralímpico no Recife – Pela primeira vez na história, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, fechou uma parceria com um órgão máximo do esporte nacional. Junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a capital pernambucana passou a contar com um Centro de Referência Paralímpico. O programa de iniciação esportiva contempla crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, com atividades no Geraldão, na Imbiribeira, e Parque do Caiara, na Iputinga.    

As modalidades disponíveis são atletismo, bocha, futebol de cegos, goalball, parabadmiton e natação. O acompanhamento das atividades será feito por professores de educação física especializados da Prefeitura do Recife e do Comitê Paralímpico Brasileiro. Mais informações, no site linktr.ee/crp_rec.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.