Compesa elimina rodízio em 30% de Fernando de Noronha

By 20/09/2021 - 12:55Pernambuco

O fim do rodízio na distribuição de água em Fernando de Noronha beneficiará 30% da ilha, já a partir desta segunda-feira (20). O anúncio foi feito pela diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, que esteve na ilha, nos últimos dias, acompanhando a finalização dos testes dos dois primeiros novos módulos do novo sistema de dessalinização, que permitirá o aumento de 45% da produção de água do arquipélago. “A nossa produção sairá dos 66 metros cúbicos por hora para 95m3/hora, garantido o fornecimento diário de água para uma parte significativa da ilha”, destaca Nyadja Menezes.

A representante da Compesa explica que, nessa primeira fase, serão beneficiadas as localidades de Quixaba, Sueste, Coréia, Basinha, Boldró, Conceição, Padre Gurgel e parte da Vacaria, que até então eram atendidos em um esquema de um dia com água para seis dias sem. “Para o trecho da Vacaria que depende de bombeamento (estação elevatória), ainda estamos avaliando os resultados dos testes para apresentarmos a melhoria na distribuição para essa área, mudança que será feita gradativamente. Possivelmente, em breve, reduziremos em um dia o rodízio, passando para um dia com água e cinco dias sem, quando o calendário atual é de um intervalo de seis dias sem”, explicou.

Ainda de acordo com Nyadja Menezes, as boas notícias para Fernando de Noronha não param por aí. Para avançar na eliminação do rodízio em todo arquipélago, o Governo do Estado, por meio da Compesa, continuará trabalhando com esse objetivo. Nas áreas mais altas da ilha, serão necessárias ações complementares, como a modernização da Estação Elevatória da Vacaria, implantação de novas redes de abastecimento e melhorias nas já existentes. Somados todos os investimentos previstos para a ilha, autorizados pelo governador Paulo Câmara no valor de R$ 22 milhões, a Compesa espera ofertar água todos os dias em Fernando de Noronha até o final do ano para 100% da ilha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.