Compesa realiza manutenção emergencial do Sistema Botafogo

By 19/06/2022 - 19:59Pernambuco

A Compesa realizará serviços de manutenção emergencial na próxima terça-feira (21), por um período de 24 horas, na Estação de Tratamento de Água – ETA Botafogo, responsável pelo abastecimento dos municípios de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. A paralisação da unidade operacional, localizada em Igarassu, provocará a suspensão da distribuição de água em localidades das quatro cidades, exceto aquelas atendidas por poços. A Interrupção do fornecimento será a partir das 07h da terça até às 07h da quarta (22), quando será retomada a operação do Sistema Botafogo, após a finalização de todas as intervenções previstas.

O retorno do fornecimento de água se dará, de forma gradual, pelas áreas que ficarão sem água durante a execução dos serviços (quadro abaixo). A partir desse retorno, o calendário das quatro cidades será postergado em um dia. Os moradores podem acompanhar o abastecimento pelo 0800 081 0195 ou pelo http://www.compesa.com.br.

A Companhia explica que a manutenção será necessária para a execução de uma série de ajustes operacionais, alguns deles decorrentes dos efeitos das fortes chuvas registradas no município de Igarassu. O grande volume de chuva também impactou na qualidade de água bruta que alimenta o Sistema Botafogo, que vem apresentando o aumento da turbidez. Além disso, a Companhia vai aproveitar o período da parada da ETA Botafogo para avançar em etapas da obra de modernização e ampliação da capacidade de tratamento dessa unidade, que está em andamento. Estão sendo investidos R$ 5,6 milhões na obra da ETA Botafogo, cujas intervenções devem ser finalizadas em agosto de 2022.

Segundo a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, a obra da ETA irá propiciar um incremento de 500 litros de água por segundo para o Sistema Botafogo, que será alimentado pela nova Adutora Arataca 2, cuja obra está em andamento. A água a ser transportada por esta adutora será captada no rio Arataca, em Goiana, para garantir mais água para 750 mil moradores das quatro cidades atendidas pelo Sistema Botafogo. A expectativa é que a nova adutora entre em operação também em agosto.

Áreas com abastecimento suspenso:

Olinda: Rio Doce, Casa Caiada, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Bairro Novo, Ouro Preto, Cidade Tabajara, Sítio Novo, Peixinhos e Salgadinho.

Igarassu: Cruz de Rebouças.

Abreu e Lima: Centro da cidade e Alto da Bela Vista.

Paulista: Centro da cidade, Maranguape II, Janga ( centro) Jardim Paulista Alto e Jardim Paulista Baixo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.