Conferência Estadual da Assistência Social acontece nesta terça-feira (23)

By 23/11/2021 - 17:54Pernambuco
Foto: Wesley D’ Almeida

Pernambuco promove a 14º edição da Conferência Estadual de Assistência Social nesta terça-feira (23), a partir das 14h. Pela primeira vez, o evento será realizado no formato online com a transmissão acontecendo pelo canal da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) na plataforma do Youtube. Os interessados, poderão acompanhar o encontro através do link youtube.com/SecDesenvolvimentoSocial. A mesa de abertura da Conferência, vai contar com a presença do secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, e da presidente do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS/PE), Edjane Tavares, além de outros representantes governamentais e da sociedade civil.

A edição traz como tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”, temática que também vai nortear a discussão da palestra magna, que será ministrada pela coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social e professora titular do corpo permanente, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Aldaiza Sposati.

Para o secretário Sileno Guedes, o mote dado ao evento vai permitir o alinhamento e o entendimento da importância do confinamento para o desenvolvimento e a consolidação da rede de atendimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) “O Governo do Estado sabe da importância de defender e fortalecer o Controle Social e a Assistência Social, por isso sempre assumiu o compromisso em consolidar o SUAS e em garantir a manutenção e o funcionamento dos serviços socioassistenciais nos municípios pernambucanos. Mesmo com a diminuição do cofinanciamento federal, a gestão estadual investiu, com recursos estaduais, na manutenção de equipamentos e serviços e na criação de projetos e programas importantes para a população. Assegurar o funcionamento da política da Assistência Social faz parte do nosso comprometimento com os pernambucanos, principalmente, com aqueles que mais precisam”, pontua Sileno Guedes.

De forma inédita, a Conferência Estadual de Assistência Social será transmitida ao vivo, fator que o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, aponta como importante tanto em decorrência do período pandêmico quanto pela transparência que o encontro vai proporcionar. “A edição de 2021 da Conferência acontece cumprindo todos os requisitos necessários, inclusive garantindo a devida transparência e permitindo que todas as pessoas interessadas na discussão de políticas públicas para a Assistência Social tenham acesso e acompanhem o evento”, destaca o gestor, que também é vice-presidente do CEAS/PE.

Para a presidente do CEAS/PE, as Conferências – municipais, estaduais e nacional – são espaços amplos de prática democrática, com as discussões e as articulações de interesses coletivos como objetivo. “E em tempos tão difíceis que a Assistência Social vem enfrentando, as Conferências são importantes ferramentas para o combate aos retrocessos nesta área”, enfatiza Edjane Tavares.

O encontro vai permitir ainda a criação de grupos de trabalho que construam propostas de deliberação para os municípios, o Estado e a União, e a eleição dos delegados que irão representar Pernambuco na Conferência Nacional.

*Acompanhe abaixo a programação do encontro:*

1º Dia: Terça-Feira, dia 23 de novembro

14h – Solenidade de Abertura

15h – Palestra Magna: “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” | Palestrante: Aldaiza Sposati

16h – Leitura discussão e aprovação do Regimento

18h – Encerramento

2º Dia: Quarta-Feira, 24 de novembro

14h – Grupos de Trabalho

18h – Encerramento

3º Dia: Quinta-Feira, 25 de novembro

14h – Plenária Final | Eleição das Propostas por Eixo

16:00h – Eleição dos/as Delegados/as de Pernambuco para a Conferência Nacional

17h – Aclamação dos Delegados/as eleitos/as

18h – Encerramento

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.