Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife neste sábado (16)

Neste sábado (16), Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, alguns serviços da Prefeitura do Recife continuarão funcionando. Vai ter vacinação contra a covid-19 no Geraldão, além de testes para detectar a doença em bairros como Casa Amarela, Boa Viagem e Cordeiro. Para quem quiser aproveitar bem o feriado, há várias opções de cultura e lazer: Semana Hermilo no Teatro Hermilo Borba Filho, Olha! Recife com dois roteiros diferentes, e Jardim Botânico do Recife com atividades especiais de férias. As feiras e mercados públicos da cidade também estarão abertos das 6h às 18h.

Confira os serviços que serão oferecidos neste feriado municipal:

SAÚDE – Neste sábado (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, a vacinação anticovid vai acontecer normalmente, por agendamento, das 7h às 18h30, no centro montado no Geraldão, na Imbiribeira, e sem agendamento nos locais de imunização itinerante. Os outros pontos, tanto agendados quanto por demanda espontânea, reabrem na segunda-feira (18).

Além disso, os pontos de testagem de covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, também estarão realizando, das 8h às 17h, os exames para detectar o novo coronavírus. Para ter acesso aos testes nesses locais, não é preciso agendar. Aqueles que preferirem, podem marcar o horário através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar ( https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vamos-testar/ ) Os outros pontos reabrem na segunda-feira (18).

Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (18).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

CULTURA – No dia da padroeira da cidade, não faltarão opções para o Recife celebrar uma de suas mais sagradas vocações: a cultura. No Teatro Hermilo, a partir das 18h30, terá início a Semana Hermilo, programação realizada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, para celebrar um dos homens de teatro mais atuantes e inventivos do Nordeste. 

A primeira noite de atividades será musical, com uma apresentação do Pastoril do Véio Mangaba. A programação é gratuita, aberta ao público e segue até o próximo dia 20. O teatro fica na Avenida Cais do Apolo, no Recife Antigo.

Pertinho dali, na Praça do Arsenal, o museu Paço do Frevo é outra opção de lazer e encantamento, convidando a uma visita ao ritmo que é patrimônio cultural da humanidade. Aos sábados e domingos, o Paço funciona das 11h às 18h.

Para quem for dedicar o sábado à santa, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife montaram as estruturas de palco e som para a festa da padroeira.

TURISMO E LAZER – Uma forma de aproveitar o sábado (16) é desbravando a cidade, conhecendo as curiosidades dos atrativos turísticos e muito mais. O Olha! Recife promove roteiros diferenciados, semanais e gratuitos. Amanhã serão duas opções de passeios, sendo um a pé, com o tema Parque da Jaqueira, Jardim do Baobá e Parque das Graças, e um de ônibus com destino ao Jardim Botânico do Recife. Outros passeios também estão disponíveis para os próximos dias. No site www.olharecife.com.br as pessoas podem se informar sobre os roteiros e garantir a sua vaga. Os parques Santana e Macaxeira também funcionam normalmente neste final de semana, com parques infantis, área esportiva e espaço de convivência. 

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife (JBR) estará aberto no dia 16 de julho, feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo. Nesse dia, o equipamento ambiental dará continuidade às atividades especiais de férias, oferecendo uma caminhada ecológica e a oficina “Meu quadro de plantas”. As atividades da Ecoférias são gratuitas, abertas ao público e com limite máximo de 30 crianças, as inscrições são feitas na portaria do local 30 minutos antes. O JBR funciona normalmente das terças aos domingos, 9h às 15h, com entrada gratuita.

FEIRAS E MERCADOS – As feiras livres e os mercados públicos do Recife funcionarão normalmente neste sábado (16), das 6h às 18h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS –  Neste sábado (16), funcionarão Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

TRÂNSITO – Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.