Creche municipal em Santo Amaro terá o dobro de vagas com investimento em ampliação

Foto: Rodolfo Loepert/PCR

A ação faz parte do programa Infância na Creche, programa que vai duplicar o número de vagas em creches no Recife em quatro anos. Além da Creche Escola Ana Rosa Falcão, outras nove unidades estão com obras de ampliação neste momento

Priorizando ações em prol da Primeira Infância e da Educação da rede municipal, a Prefeitura do Recife realiza o Programa Infância na Creche com a proposta de duplicar o número de vagas em creches na capital pernambucana até 2024. Uma das medidas do programa é a ampliação da Creche Escola Ana Rosa Falcão em Santo Amaro. Com investimentos de R$ 616 mil, a unidade de ensino ganhará mais sete salas de aula, dobrando o número de crianças atendidas no local. A primeira etapa das obras, com entrega das primeiras quatro salas de aula, será concluída até o próximo dia 30 de abril. O prefeito do Recife João Campos, junto ao secretário de Educação da cidade, Fred Amâncio, conferiram de perto as obras na unidade na manhã desta terça-feira (29).

“Eu estou aqui na Creche Escola Ana Rosa, fica ao lado do Parque 13 de Maio, e a gente está fazendo a expansão dela. Hoje existem sete salas em funcionamento e a gente está construindo mais sete. Com isso, a gente dobra a capacidade dessa creche. Assim como a gente está fazendo essa aqui, nesse momento, existem 10 em expansão, desse tamanho, e fazem parte do Programa Infância na Creche. A gente tem a meta de, em quatro anos, construir 7000 vagas em creches na cidade”, destacou João Campos. “A gente sabe o quanto isso é importante e demanda um esforço e dedicação de todos nós, mas lugar de criança é dentro da sala de aula, e tendo direito a creche de qualidade. Então, junto com a Secretaria de Educação e o secretário Fred Amancio, a gente tem coordenado esse plano e visto obra nos quatro cantos da cidade, expandindo as unidades e gerando atendimento, vaga e aprendizagem de qualidade”, finalizou ele.

Na primeira etapa, serão  feitas três salas de aula com 29m2 e uma sala maior, com 44m2. A ampliação ainda contará com duas baterias de banheiros masculinos e femininos em um total de 174m2 de área construída. A parte ampliada terá laje e cobertura em telhas de fibrocimento, as salas terão revestimento do piso em granilite e as paredes contarão com um revestimento cerâmico. O tamanho das outras três salas de aula, da segunda etapa da requalificação, ainda serão definidos.

Atualmente, a Creche Escola Ana Rosa Falcão conta com sete turmas em funcionamento, sendo duas dos grupos III e IV e três do grupo V, totalizando 134 estudantes. “Estamos ansiosos para inaugurar mais uma obra de ampliação, gerando mais vagas para a comunidade. Isso reforça ainda mais o compromisso que firmamos em expandir a quantidade de crianças dentro das nossas escolas. É oferecendo um espaço de qualidade que vamos colaborar para um futuro ainda melhor para os nossos estudantes da Rede Municipal do Recife”, comemorou Fred Amancio.

Assim como a requalificação da Creche Escola Caranguejo Tabaiares, entregue à comunidade escolar na última segunda-feira (28), a ampliação da Creche Escola Ana Rosa Falcão faz parte do Infância na Creche, programa da Prefeitura do Recife que tem como foco principal ampliar a oferta de vagas em creches, além de qualificar a etapa de educação infantil no Recife. Cerca de 7000 mil novas em creches serão criadas até 2024, dobrando a oferta da cidade. Representando o maior investimento em creches e na educação infantil da história da educação do Recife, o Programa Infância na Creche envolve quatro grandes eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.