CSURB segue inovando e lança Programa de Compliance 2021

Autarquia de Serviços Urbanos é o primeiro órgão da Prefeitura do Recife a conceber e anunciar a iniciativa

         Em evento online nesta terça-feira, a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) lançou o Programa de Compliance e Boas Práticas de Governança. Assim como o Planejamento Estratégico, finalizado em abril, este Programa é inédito na história do órgão e o primeiro, entre as secretarias e pastas da prefeitura, lançado em 2021. Visando oferecer diretrizes para o direcionamento, o monitoramento e a avaliação da atual gestão, o Programa aborda questões como ética, integridade, transparência, canais de comunicação com a sociedade e controles internos necessários para o bom funcionamento da Autarquia.

            “A inspiração para o Programa de Compliance e Boas Práticas de Governança surgiu de uma pesquisa da Rede de Controle do Governo Federal, responsável pelo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. Além das questões que envolvem ética e integridade, o Programa da CSURB aborda também pilares importantes para a governança pública, como o de transparência e de controles internos, oferecendo diretrizes para o direcionamento, o monitoramento e a avaliação da gestão”, explica a Gerente de Monitoramento e Controle Interno Juliana Giestosa, umas das responsáveis pela concepção do programa.  

            Além dos colaboradores da Autarquia, o lançamento ocorreu com a presença do Secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, do Procurador Geral do Município, Pedro Pontes, e do Controlador Geral do Município, Ricardo Dantas, que falou sobre a iniciativa do órgão. “A CSURB largou na frente e deu um passo muito importante ao adotar os mecanismos de Compliance, garantindo ao órgão municipal boas práticas de governança, pautadas em políticas de integridade em seus processos de gestão, com procedimentos éticos e legais, estando alinhados com o Programa de Governança do Município do Recife”, destaca o Controlador.

            O Diretor-Presidente da CSURB Gabriel Leitão ressaltou a importância do programa e como ele pode influenciar positivamente na administração dos Mercados e Feiras Públicas do Recife. “O programa vem somar às outras iniciativas dentro da Autarquia, como o Planejamento Estratégico e o Mapeamento de Processos, tudo visando entregar uma melhor qualidade de serviço à população. É fundamental que, através do Compliance, se persiga o cumprimento das normas e processos vigentes, e também da governança, buscando criar e valorizar a identidade, a cultura e os preceitos éticos da organização”, afirma.

Sobre a CSURB:

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), foi fundada em 21 de março de 1986 e é responsável por ordenar 42 equipamentos públicos. Entre eles estão os pátios de feiras, as feiras livres, os centros comerciais, as praças de alimentação, os centros de comércio popular e os mercados públicos, como os localizados na Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Cordeiro, São José e Casa Amarela, totalizando mais de 5.100 boxes e bancos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.