Danilo e Lula vão limpar nome dos endividados

By 07/09/2022 - 15:58Pernambuco

O candidato da Frente Popular ao governo, Danilo Cabral, anunciou que, em alinhamento com a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende implementar o Desenrola PE, versão estadual do Desenrola Brasil, programa de Lula para a renegociação de dívidas. Lula tem como foco principal pessoas com dívidas não bancárias, como contas de energia, água e crediário de lojas. Danilo, por sua vez, deve concentrar esforços para ajudar aqueles que possuem até R$ 3 mil em dívidas com bancos e cartões de crédito.

O estado de Pernambuco, conforme proposta, funcionará como fiador exclusivamente de dívidas passadas, dando condições para negociações dessas pendências financeiras. Espera-se que 680 mil pessoas no estado sejam beneficiadas. Na projeção do Desenrola PE, estima-se que se um cidadão ganhe condições para acordos de até 70% de descontos nas dívidas. O Desenrola PE prevê que poderão se habilitar pessoas que tenham rendimento mensal até um salário mínimo.

O anúncio de Danilo para o Desenrola PE foi divulgado nesta quarta-feira – 7 de Setembro, e dia que se celebra o bicentenário da Independência do Brasil – durante o guia eleitoral do candidato da Frente Popular. Compõe o pacote de ações do único candidato de Lula ao governo em Pernambuco, Danilo, no sentido de promover a autonomia social e financeira dos mais atingidos pela crise econômica e pelas políticas do atual governo federal. “Quando um cidadão limpa o nome no mercado toda a economia volta a girar, com fluxo de compras e vendas restabelecido, e é isso que queremos”, disse Danilo ao comentar o projeto.

A divulgação das propostas de Lula e Danilo se dá no mesmo momento em que foi divulgada uma pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) indicando que 79% das famílias brasileiras estão endividadas, um recorde segundo dados de agosto da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). No ano anterior, o percentual era de 72,9%. A quantidade de inadimplentes, ou seja, com contas em atraso, também é a pior da série desde 2010.

Lula disse que vai adotar o Desenrola Brasil no seu Governo para ajudar o povo a resolver os problemas, reconquistar cidadania e voltar a sorrir. O Desenrola Brasil, que inspirou ação o Desenrola PE de Danilo, foi desenvolvido originalmente por um grupo de economistas vinculados à Fundação Perseu Abramo. Vale ressaltar que a construção da proposta local foi feita pelas equipes de Lula e Danilo conjuntamente.

Danilo tem demonstrado cada vez mais um afinamento com a equipe do Programa de Governo de Lula, numa perspectiva de parceria futura para reproduzir em Pernambuco os bons tempos já vividos com Lula na Presidência e com o ex-governador Eduardo Campos como governador.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.