Danilo promete abrir cinco centros de saúdepara pessoas com deficiência em todo estado

By 21/09/2022 - 13:11Pernambuco

Com olhar inclusivo, o candidato da Frente Popular também promete criar a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência

O candidato ao governo do estado Danilo Cabral (Frente Popular) pretende criar a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência para fazer a interface entre secretarias diversas e projetos, ampliando os serviços voltados à pessoa com deficiência. Danilo se compromete ainda a construir centros regionais especializados, expandir a educação inclusiva e instalar centros desportivos que atenderão atletas e paratletas. As propostas de Danilo estão baseadas em diálogos com ativistas da defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Pernambuco, dos quais surgiram ideias para as áreas da assistência social, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia e direitos humanos.  

“Vamos garantir que essas pessoas sejam reconhecidas e tenham seus direitos respeitados. Faremos isso com a implantação de políticas públicas transversais que responderão às demandas que estão postas”, afirmou Danilo Cabral nesta quarta-feira (21), Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. 

No que toca à saúde, Danilo prevê a criação de cinco unidades de Centros Regionais de Reabilitação, como parte do programa “Pernambuco TEAma”. Eles serão destinados ao atendimento especializado de pessoas com deficiência, doenças crônicas e transtornos funcionais, incluindo Transtornos do Espectro Autista. As unidades devem ser distribuídas da seguinte forma: duas instaladas na macrorregião do Sertão, uma na Região Metropolitana do Recife, outra na Zona da Mata e uma última no Agreste.

Outra proposta de Danilo é a expansão da educação inclusiva, tendo como meta a universalização da educação inclusiva na Rede Estadual de Ensino. O programa de educação inclusiva deve ser desenvolvido a partir de três frentes: da capacitação, do incremento e da adaptação. A capacitação é voltada para a promoção de ações contínuas de formação de profissionais da rede estadual; o incremento visa a contratação de profissionais e a aquisição de equipamentos; e a adaptação cuida da garantia da infraestrutura adequada das unidades escolares para a acessibilidade e a integração pedagógica dos estudantes com deficiência. 

Uma outra ação do futuro governo de Danilo beneficiará as pessoas com deficiência e diz respeito à construção de três unidades de centros desportivos regionais, na Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco. Os centros servirão a atletas e paratletas e estudantes com pistas, piscinas, quadras para esportes olímpicos e paralímpicos. Todos com perfil semelhante ao do Complexo do Santos Dumont, no Recife.

Segmentos vinculados a pessoas com deficiência e ligados aos partidos da Frente Popular elaboraram um Manifesto que destacam avanços em ações promovidas pelo Governo Paulo Câmara (PSB) – como a regulamentação da Lei 12.045/2001, que versa sobre a gratuidade no transporte público de passageiro intermunicipal – e elencaram 32 propostas como colaboração dada ao futuro Governo de Danilo. A criação de uma secretaria voltada para as pessoas com deficiência aparece na conclusão do Manifesto como sugestão. Danilo já anunciou que criaria uma Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.