Defesa animal: Essa bandeira é nossa!

Aproxima-se mais uma eleição. E, mais uma vez, muitos candidatos apoderam-se da bandeira animal para tentarem cargos públicos.Sabemos da importância de contarmos com políticos, nos mais diversos cargos, que lutem pela implementação de políticas públicas voltadas à causa animal.

Muitos candidatos prometem a proteção e a defesa dos direitos dos animais. Alguns nós já conhecemos, e reconhecemos o belo e árduo trabalho por eles realizado, o qual merece ter continuidade.

A cidade do Recife e Região Metropolitana como um todo, contam apenas com 2 (dois) hospitais veterinários. de uso público. Um da prefeitura municipal e outro da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Jaboatão dos Guararapes, é depois do Recife, a maior área populacional de todo perímetro e não conta com um hospital veterinário. apesar de ter um número cada vez mais crescente, de animais que necessitem de cuidados. Existem leis que determinem a segurança e a necessidade do tratamento mais humanizado e indicado para cada problema de um animal que precise de tratamento de saúde.

A lesgislação em vigor que dispoe sobre as penas para crimes contra o meio ambiente (e que inclui os animais na sua pauta), é a 9.601/88 . Ela garante punir pessoas que cometem esses crimes, podendo julgá-las e as condenar a pagar uma multa ou cumprir um prazo de três meses a um ano de prisão.

O projeto de lei n 2.833/2011 em pauta no senado federal, propoe que a pena contra esses animais sejam mais duras. O tempo mínimo de prisão para essas pessoas condenadas passa de três meses para três anos de prisão, podendo ser agravado quando o ato de violência for considerado cruel. O tempo máximo de prisão pode chegar a 10 anos.

Outra questão importante entre a lei em vigor e o projeto de lei, relaciona a possibilidade de condenar uma pessoa por maus tratos específicos para animais de estimação, como cães e gatos, é agora considerado crime.

É importantíssimo, portanto, escolher candidatos verdadeiramente engajados na luta pelos direitos dos animais. Sabe-se que muitas das proposições não passam de promessas de campanha, muitas das quais não dependem apenas da vontade do candidato para se concretizarem. Mas espera-se que sejam cumpridas; que não sirvam apenas para enganar aqueles que almejam respeito e consideração para com os animais.

O compromisso de Irineu Cardoso como lesgislador é o de apoiar o executivo local, para a elaboração e criação de leis e projetos de lei que favoreçam a impalntação de cuidados necessários aos animais e permitam a criação de um hospital veterinário, ou em uma parceria público-privada ( PPP) no município de Jaboatão dos Guararapes, com capacidade para fornecer atenção necessária de saúde e cuidados aos PETs de acordo com a lei, como alimentação, vacinação, castração, internação, emergências, ambulatórios e cirurgias: conforme é a aspiração da população do município de Jaboatão dos Guararapes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.