Delegada Patrícia visa políticas públicas para os artistas

By 06/10/2020 - 10:39Região Metropolitana do Recife

Foto: Tiago Calazans

Em agenda na noite dessa segunda-feira (5), a Delegada Patrícia (Podemos) participou de uma reunião com produtores culturais e artistas no bairro da Boa Vista, centro do Recife. O candidato a vice-prefeito da chapa, Leo Salazar (Cidadania), participou do encontro. Patrícia assumiu o compromisso de inserir cláusulas nos editais de cultura prevendo o pagamento em até 30 dias.

“Hoje, tem artistas que esperam dois anos para receber por um evento trabalhado. Na nossa gestão isso não vai ocorrer”, prometeu. Na reunião, Patrícia e Leo apresentaram essa e outras propostas do plano de governo Mudança Já para as áreas de cultura e turismo.

O músico Rominho Pimentel, da banda Som da Terra, apresentou o evento, que foi transmitido ao vivo em uma live no Zoom. “Se fala muito no frevo, no forró, a ciranda, maracatu. Porém se um turista chegar hoje, numa segunda-feira, não vai ver esses ritmos na nossa cidade”, lamentou Rominho.

Os artistas reivindicam valorização de quem representa a cultura local na capital pernambucana. Patrícia afirmou que a cultura do Recife terá primazia na sua gestão. “Vamos priorizar os nossos artistas. Como parceiro nessa jornada, temos Leo Salazar, que trabalha há tantos anos na área”, disse. A delegada vai promover uma agenda cultural que dure o ano todo. “As contas chegam todo mês e há artistas que trabalham apenas alguns meses no ano. Essa situação vai acabar”, afirmou a delegada.

No conversa, Leo Salazar relatou sua experiência como presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, no Agreste. “Conseguimos mudar muita coisa do modelo de gestão lá. Arrecadamos mais recursos que o carnaval do Recife lá”, recordou. “Estamos precisando de uma nova administração na capital. Agrego as bandeiras dessa área de cultura, onde trabalhei a vida toda. Precisamos de mudança na cidade do Recife”, disse Leo.

O candidato a vice defendeu uma gestão parceira dos empreendedores e que garanta políticas públicas de fomento, para gerar um mercado cultural na cidade. “É preciso fortalecer o incentivo do poder público, mas dar oportunidade para os artistas criarem seus espaços de mercado e andarem com as próprias pernas”, argumentou Salazar.

Ao fim da conversa, por volta das 22h, Patrícia foi surpreendida com um bolo de aniversário. Nesta terça-feira (6), a delegada comemora idade nova com um adesivaço, às 19h, no comitê de campanha, na Avenida Antônio de Góes, número 183, no Pina.

Conversa com o CRO-PE

Mais cedo, ainda na segunda-feira, a Delegada Patrícia participou de uma live com o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE), Eduardo Vasconcelos, no Instagram. Na pauta, as propostas sobre saúde, principalmente em relação a saúde bucal. “A saúde do Recife está doente. Durante a pandemia, vimos que a saúde não foi priorizada”, disse. Patrícia ressaltou a necessidade do aumento da oferta em saúde bucal na capital e do acesso a especialidades pela população.

“O ano que vem será economicamente muito difícil. Será um ano para deixar as contas da prefeitura saudáveis. É preciso que se pense em melhorar a saúde financeira do município para que possamos ampliar a rede de saúde para a população”, argumentou a delegada. Ela também ressaltou a deficiência de acesso ao esgotamento sanitário no Recife como um problema histórico, que afeta a saúde diretamente. “Mais de metade da população do Recife não tem acesso ao saneamento. Não há como falar de saúde se nem esse serviço básico as pessoas têm”, defendeu.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre FalaPE

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading