Deputado Antônio Fernando cobra dos governos federal, estadual e municipal a retomada dos caminhões-pipas no agreste e sertão

By 07/10/2021 - 10:00Pernambuco

Preocupado com os efeitos do atual período de estiagem, o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) decidiu alertar os poderes executivos federal, estadual, e municipal – especificamente no caso de Ouricuri, sua cidade de origem e base principal do seu eleitorado no Araripe – sobre a necessidade urgente de retomada do abastecimento d’água nas Zonas Rurais por meio de caminhões-pipas. Os pleitos de carros-pipas do deputado têm foco definido para o Agreste e Sertão pernambucanos, áreas mais afetadas pelo problema.

“Em vários municípios do Agreste e do Sertão a situação de estiagem avança rapidamente e com muita força. Algumas regiões, como os Sertões Central, do São Francisco e, principalmente, o Araripe, já vivem o pico da seca no atual período de estiagem. Os governos federal, estadual e municipal precisam atuar imediatamente, antes que a situação das famílias se torne uma calamidade, por falta absoluta de água potável para o consumo humano”, explicou o deputado Antonio Fernando.

Nesta semana, o deputado deu entrada em uma Indicação (Requerimento) na Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, requerendo às instâncias do Executivo que tomem as providências para o imediato abastecimento d’água – por meio de caminhões-pipas – para as famílias da zona rural do Agreste e Sertão. “A questão exige uma atenção especial dos poderes executivos, pois, tomando como exemplo apenas o Araripe, a carência de água afeta tanto a Zona Rural como a Urbana – que enfrenta racionamento – e a falta de abastecimento pode atingir milhares de famílias em todos os municípios da nossa região”, alertou Antonio Fernando.

“Estamos cobrando, via Alepe, aos poderes Executivos nas esferas federal, estadual e municipal. É ao Poder Executivo (Presidente, Governador e Prefeito) a quem cabe contratar os carros-pipas. O deputado não pode contratar, mas apenas levar a necessidade da população ao Poder Executivo e pedir as contratações. Estamos cumprindo nosso papel parlamentar de cobrar. Eu, inclusive, já fiz essa solicitação diretamente e de público ao Executivo estadual: na visita do Governador ao município de Jatobá, no Sertão de Itaparica, há uma semana, dediquei uma parte do meu discurso para alertar sobre o problema e pedir uma solução urgente a Paulo Câmara”, afirmou o deputado.

Recentemente, o deputado Antonio Fernando também intensificou os pleitos por um novo projeto de Adutora ligando o canal do eixo norte da Transposição do Rio São Francisco à Adutora do Oeste. A obra parte da Barragem de Negreiros, em Salgueiro, até o Alto do Engenheiro, onde existem dois reservatórios da Adutora do Oeste. São 80 Km de tubulações para duplicar a capacidade de abastecimento da Adutora do Oeste e acabar com o atual racionamento de água nos 10 municípios do Araripe. Esse projeto foi um pedido de Antonio Fernando junto ao Governador, quando Paulo Camara esteve recentemente na Região do Araripe. O projeto inicial custou cerca de R$ 4 milhões de reais e já está em fase de elaboração. A nova Adutora irá disponibilizar água para que a região possa dispor de abastecimento regular por mais 25 anos, sem racionamentos nas zonas urbana e rural de todo o Araripe.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.