Deputado Clóvis Paiva vai a plenária pedir reabertura de UPAE em Goiana

By 18/03/2021 - 21:27Mata Norte

O deputado estadual Clóvis Paiva (PP), solicitou nesta quinta-feira (18), durante a Reunião
Plenária para apreciação de projetos de lei dos poderes legislativos e executivos, a abertura urgente da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) localizada em Goiana, município da Mata Norte do Estado. O equipamento de saúde foi aberto em maio de 2020, para atuar como Hospital de Referência à Covid-19, mas desativado após queda nos casos da doença na região.

O requerimento em caráter de urgência foi encaminhado ao gabinete do parlamentar pelo prefeito da cidade, Eduardo Honório (PSL), com assinatura de todos os membros Câmara dos Vereadores de Goiana, com o objetivo de aumentar o número de leitos da região no momento atual de crise e colapso no Sistema de Saúde. A unidade tem capacidade imediata de 27 leitos destinados à pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, e mais três de área vermelha para casos mais graves que precisam de estabilização antes da remoção para hospitais de referência.

Em plenária virtual, transmitida pela TV Alepe, o deputado ratificou a importância da reabertura da UPAE para atender a cidade de Goiana e toda região, assim como para desafogar o sistema de saúde da capital Recife, que hoje recebe pacientes de todo o Estado de Pernambuco. A proposta é que o Governo do Estado atue em parceria com o município, um oferecendo a estrutura do prédio, equipamentos e insumos, enquanto o outro entra com a mão de obra necessária, respectivamente.

O deputado faz o apelo direto ao secretário estadual de Saúde, André Longo, assim como ao governador Paulo Câmara, enfatizando os benefícios que a ação trará às duas cidades, assim como para a população. “O projeto é muito importante para que André longo aprecie e ajude a UPAE voltar a funcionar. Que Deus nesse momento de pandemia nos dê sabedoria para que nós como parlamentares possamos encontrar o caminho certo para sairmos dessa situação de calamidade pública que vivemos”, disse Paiva.

O prefeito Eduardo Honório, diz ter certeza que tanto o secretário, quando o governador irá comprar a ideia e dar uma boa notícia. O documento redigido em seu gabinete diz que é preciso que a Prefeitura de Goiana e o Governo do Estado de Pernambuco possam unir forças para salvar vidas a partir do aumento da oferta de leitos de Covid-19 em Goiana.

A UPAE foi construída e equipada pelo Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA) ainda em 2020 e entregue ao Governo do Estado. O equipamento em pleno funcionamento tem capacidade para abrigar um total de 100 leitos, sendo 10 de UTI, acrescentando os serviços de realização de exames de raios-X e laboratoriais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.