Derrotado nas urnas, Prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, não paga auxílio emergencial da cultura e artistas protestam

Na última segunda-feira (7), artistas da cidade de São Lourenço da Mata se reuniram em frente à prefeitura da cidade para cobrar o auxílio da Lei Aldir Blanc, ao qual os artistas da cidade foram contemplados. Agentes de segurança pública, que acompanharam o ato pacífico, participaram do abaixo assinado promovido pelos manifestantes. As inscrições para contemplação da verba foram iniciadas em Agosto e até o momento os artistas não receberam qualquer notificação sobre o dinheiro.

O Ministério Público de Pernambuco, em 22 de Setembro, publicou nota sobre a necessidade da prefeitura de São Lourenço da Mata organizar o processo de cadastro e pagamento de artistas pela Lei Aldir Blanc, exigindo que a divulgação do cadastro fosse publicada por todos os meios possíveis de comunicação, divulgação dos nomes que participarão da análise dos cadastros para habilitação, devendo, também, habilitar uma conta bancária de pessoa física ou jurídica para o pagamento da verba, sendo acompanhada pelo Conselho Municipal de Cultura e/ou Sindicatos dos Artistas.

O último pronunciamento público da Prefeitura de São Lourenço da Mata sobre o auxílio para os artistas foi postado em 31 de Julho, em sua página do Facebook, informando sobre a formação de um Comitê de Gestão Cultural para gerir a verba recebida. Até o momento os artistas da cidade não receberam qualquer orientação sobre o recebimento do dinheiro.

Após derrota nas urnas, Bruno Pereira tem exibido em suas redes sociais o pagamento antecipado do mês de novembro aos funcionários públicos, enquanto enfrenta na justiça ação dos professores contratados sobre pagamentos atrasados do período da pandemia. Em relação ao auxílio da cultura, o prefeito não se manifestou perante o ato de protesto dos artistas, nem comentou sobre o assunto em suas redes sociais.

Por: Fernanda Maria Negromonte, Cientista Política com ênfase em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Equipe FalaPE.

Confira abaixo os vídeos da manifestação, na última segunda-feira (7), dos artistas da cidade reivindicando o direito ao auxílio:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.