Dia da Independência do Brasil em Gravatá leva multidão às ruas para acompanhar desfile cívico

By 08/09/2022 - 11:09Agreste Setentrional

Jejum de dois anos sem a apresentação e bicentenário do grito às margens do Ipiranga deram o tom mais intenso para festividade

 

A festa cívica realizada em Gravatá, neste 07 de Setembro de 2022, foi, sem dúvida, uma das mais marcantes dos últimos anos por dois motivos: a pandemia da Covid-19, que parou a celebração por dois anos e os 200 anos do grito de Independência do Brasil.

42 escolas municipais, estaduais e particulares de Gravatá e bandas marciais de municípios vizinhos, como Bezerros e Chã Grande, além da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e instituições da sociedade civil organizada de Gravatá deram um show de exercício cívico e desfilaram por cerca de 600 metros.

A marcha saiu da Estação do Artesão, na Rua João Pessoa, passou pela Rua Cleto Campelo, onde fica o Paço Municipal, e terminou na Rua Rui Barbosa, na Praça da Matriz de Sant’Ana.

No ponto de chegada, cada instituição desenvolvia performance para a arquibancada que foi montada especialmente para a data, onde estavam presentes o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, secretário municipais e executivos, procuradores municipais, representantes da polícia Militar de Pernambuco e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, além dos representantes do Legislativo do município, pelos vereadores: presidente da Câmara, Léo do Ar, Cabritinha, Leandro do Transporte Alternativo, Neném de Uruçu e Nego Suíno.

A secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora, destacou o tema deste ano. “Estamos comemorando nossa volta, depois de dois anos de pandemia, dois anos de expectativa, os alunos o tempo todo perguntando se teria desfile, e estamos esse ano com toda energia. Usamos o tema da Campanha da Fraternidade 2022 da CNBB: “Fala com sabedoria, ensina com amor” e é com esse amor que nós, profissionais da educação, colocamos nosso amor nesse desfile, mostrando às pessoas de Gravatá o carinho especial que a gente tem com todos, para que as pessoas voltem a ter o prazer de assistir esse momento, que para a comunidade e para a sociedade é uma festa e elas sempre esperam por isso durante todo o ano. Prazer muito grande colocar esse desfile na rua esse ano”.

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, falou sobre o evento. “Essa é uma grande volta ao novo normal e estamos comemorando essa data tão significativa, de uma liberdade que se conquista dia a dia, com muita luta, muita garra, nosso país caminha a passos largos, para que a democracia e a liberdade sejam concretizadas. Fico muito satisfeito de participar, junto com o prefeito Joselito Gomes, da gestão que tem o compromisso com as pessoas, que a cada dia se consolida mais”.

O prefeito Joselito Gomes acompanhou atentamente todas as apresentações e saudou a força do povo brasileiro. “Uma data muito importante e significativa para todos nós, brasileiros e brasileiras. Por isso queremos olhar para nós mesmos e fortalecer ainda mais o sonho, a esperança, a determinação que devemos ter para buscar dias melhores. Que tenhamos emprego, para ganhar a renda de forma justa e honesta, tenhamos a oportunidade para o estudo, cuidado com crianças, jovens, pessoa idosa, um conjunto de ações que ainda devemos fazer para que nossa população possa viver com dignidade, com moradia digna, diminuição ou quem sabe zerar a situação da miséria e da fome. É assim que, abençoados por Deus, sob a proteção da padroeira do Brasil, Senhora Aparecida, e com o ânimo, a garra do brasileiro, nós estaremos continuando essa história, buscando sempre o melhor”.

Inéditos – A gestão que tem compromisso com as pessoas proporciona a inclusão de todos. Além da arquibancada montada para o grande público, pela primeira vez em um desfile cívico, Gravatá teve o Camarote da Acessibilidade, que foi montado em frente ao Museu Memorial, ponto privilegiado no corredor do desfile. Assim como no São João 2022, a estrutura trouxe conforto e segurança para as pessoas com deficiência, que puderam acompanhar o momento cívico sem preocupação. Além do camarote da acessibilidade, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, disponibilizou intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais na arquibancada onde estavam o prefeito e as demais autoridades.

 

Foto: Eliese Henrique

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.