“É fundamental que o governo federal possa ampliar os investimentos em ciência e tecnologia”, diz Silvio Costa Filho

By 02/06/2022 - 13:17Pernambuco

Conhecido em Pernambuco por defender as pautas dos Estados e municípios no Congresso Nacional, por isso ser considerado o deputado municipalista, Silvio Costa Filho (Republicanos) encampou uma nova luta. Está em busca de formas de aperfeiçoamento do modelo de governança das gestões municipais e estaduais.

Por isso, em evento na Câmara dos Deputados sobre Gestões Inteligentes, Cidades Digitais, o deputado defendeu a necessidade de novas fontes de financiamento para Estados e municípios melhorarem suas tecnologias e, conseqüentemente, os serviços prestados a população .

“Precisamos instaurar um debate no Congresso Nacional da necessidade do financiamento dos Estados e municípios brasileiros não apenas na educação, na saúde, que é um tema que debatemos hoje. Mas, a necessidade de buscar novas fontes de financiamento para a gente poder investir em programas de inteligência artificial, da informação para fazer cada vez mais termos cidades inteligentes e melhorar o serviços prestados a população. É fundamental que o governo federal possa ampliar os investimentos em ciência e tecnologia”, disse o deputado.

Presidente da Frente Mista em Defesa do Pacto Federativo, Silvio Costa Filho lembrou que o atual sistema de distribuição de recursos deixa a União com 60% da fatia e os municípios apenas 40%, o que impossibilita maiores investimentos. O entendimento do deputado é que diante do atual cenário, têm muitos municípios que ainda vivem de forma analógica, sem grandes investimentos em tecnologias, o que tem dificultado desde a marcação de consultas médicas a matrículas nas creches.

“São necessárias novas fontes de financiamento para os Estados e municípios para que a gente possa prover programas de inteligência artificial, que são fundamentais para termos uma sociedade mais globalizada, informatizada e com melhores serviços”, ressaltou Silvio, que recebeu elogios da Academia Brasileira de Tecnologia da Informação, por fundações e entidades ligadas a tecnologia da informação no discurso que fez em Brasília.

Diretor e professor do Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciência da FGV, Cesar Camacho, lembrou que o discurso de Silvio Costa Filho lembrou o ex-governador Eduardo Campos, enquanto deputado e ex-ministro das Ciências e Tecnologias.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.