Elias Gomes: uma fênix na política pernambucana

By 09/12/2022 - 07:47Pernambuco

Por Betinho Gomes

Dia 08 de dezembro é uma data carregada de significados para os pernambucanos. É dia de Nossa Senhora da Conceição, feriado no Recife, nossa capital, o Estado de certa forma para com o intuito de subir ao Morro, que leva o nome da santa, para prestar reverência, pagar e fazer promessas. A data foi tema de propagandas icônicas e movimenta a cidade por ser o encerramento de uma das maiores festas do Estado. Mas para além disso, esse foi o dia em que nasceu um dos políticos mais versáteis de Pernambuco, Elias Gomes.

Nosso Estado é conhecido pela quantidade de políticos que exporta para o Brasil e que conseguem ter suas ideais reverberadas em toda a Nação. Um desses é Elias Gomes. Um cabense, vindo da área rural, que se tornou vereador da cidade e a governou por três vezes, sendo premiado nacionalmente por suas conquistas, colocando todas as crianças na sala de aula, criando a primeira secretaria voltada para a mulher e tantos outros feitos.

Elias sempre teve, em sua trajetória a necessidade de se desafiar, foi assim que conseguiu ser eleito deputado estadual, ascendeu à secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos, depois seguiu para a administração de Fernando de Noronha. Sua trajetória sempre falou por si só, com feitos inovadores, como a implantação do conselho distrital do Arquipélago de Fernando de Noronha e tantos outros.

No momento em que parecia estar com a vida estabilizada, decidiu provocar uma reviravolta, se reinventar, renascer e em 2008 se candidatou a prefeito de Jaboatão, vencendo no primeiro turno, e, como uma fênix, ressurgindo forte na política, assumindo uma das maiores economias do Estado e fazendo história, com uma reeleição também no primeiro turno, e prêmios nacionais e internacionais como os da ONU, que dizem respeito à coleta seletiva, implantada após conseguir o feito de fechar o Lixão da Muribeca, e ao Programa Aprova Jaboatão que ajudou muitos jovens a ingressarem em escolas técnicas e universidades.

Elias Gomes tem na sua veia a capacidade de não se furtar ao desafio, se reinventar no momento certo, voltar uns passos, avançar outros, ocupar papéis decisivos no apoio a conquistas, como a do prefeito Keko do Armazém, no Cabo de Santo Agostinho, quando, na eleição passada, renunciou à candidatura, com o intuito de apoiar Keko, garantindo a vitória sobre um grupo político que governava a cidade há cerca de 16 anos.

Elias Gomes carrega consigo a força da natureza, vivendo em constantes mudanças, se desafiando, vivendo e deixando viver. São 71 anos de vida e mais de 40 anos de uma história limpa e relevante, dedicada ao público, sendo exemplo de garra, zelo, amor pela coisa pública e, principalmente, pelo seu povo, pela sua gente.

Que venham mais 71 anos!

Parabéns Elias, parabéns meu pai!

Betinho Gomes é ex-deputado estadual, ex-deputado federal e atual secretário de Educação do Cabo de Santo Agostinho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.