Em Gravatá, mais 160 mulheres foram contempladas com exames de mamografia

By 21/09/2022 - 13:03Agreste Central

Mais uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá com o IDESHPE garante um cuidado e prevenção contra o Câncer de Mama com as mulheres do município

Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social e Humano de Pernambuco (IDESHPE), ofertou exames de mamografia para as mulheres do município que estejam na faixa etária de 50 a 69 anos de idade ou que estejam fora dessa faixa, mas que apresentem alguma alteração de mama ou histórico familiar.

O caminhão Amigo do Peito – Unidade Móvel de Mamografia Digital teve sua parada no município de Gravatá e contemplou, de forma gratuita, cerca de 160 mulheres com o exame de mamografia nos dias 20 e 21 de setembro, no Parque da Cidade.

Na ocasião foram realizados triagem, aferição de pressão arterial e vacinação.

De acordo com Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde, essa iniciativa trata-se de um rastreamento organizado relacionado ao câncer de mama da população feminina. No ano de 2022 foram realizadas aproximadamente 500 mamografias no município de Gravatá e em média 300 mamografias referenciadas para o município de Caruaru que é nossa referência a nível regional.

A aposentada Rosália Soares da Silva, comenta sobre essa iniciativa: _*“Ótimo, maravilhoso, para quem não pode pagar uma mamografia não existe coisa melhor que isso. A gente só tem que agradecer aos governantes, a vocês que cobrem essa iniciativa maravilhosa. Inclusive estou aqui para fazer”.*_

As mulheres que tiverem interesse em realizar o exame, o coordenador explica que: “As mulheres que tenham algum interesse ou que apresentem alteração na mama e que estejam dentro da faixa etária indicada que é de 50 a 69 anos de idade, que procurem uma Unidade de Saúde, tenha uma consulta com o profissional médico ou enfermeiro, e a partir disso seja referenciado ou para ações estratégicas de campanha como essas que estão acontecendo no dia de hoje e amanhã, ou que possam ser encaminhados ao município de referência de mamografia para Gravatá que seria Caruaru”.

Vale ressaltar que em Gravatá não há filas para mamografia, portanto se existe uma necessidade basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa que será atendido de imediato e encaminhado para uma referência para que possa realizar esse exame e ter um diagnóstico oportuno, e caso seja identificado alguma alteração tenha o devido tratamento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.