Em Ipojuca já caíram 151 mm de chuva

Os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), até às 10h20, desta sexta-feira (14/05), revelam que choveu 151 mm em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Os pontos de alagamentos mais críticos são Ipojuca Centro, Rurópolis e Porto de Galinhas. A Prefeitura do Ipojuca precisou suspender o expediente no prédio sede da administração municipal por causas da falta de energia provocada pelas fortes chuvas. A vacinação contra a COVID-19 realizada na escola Maria das Dores, em Nossa Senhora do Ó também foi suspensa por causa do alagamento no entorno e os agendamentos automaticamente remarcado para a próxima segunda-feira. Apenas na creche Professora Jusette Barbosa, em Ipojuca, a vacinação continua sendo realizada. No momento, estão sendo vacinadas pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades.

De acordo com o relatório da Defesa Civil do Ipojuca, apresentado ao Comitê de Monitoramento criado pela prefeita Célia Sales para acompanhar mais de perto as fortes chuvas no município, tivemos ocorrências de deslizamento de encostas, alagamentos e queda de árvores. Além disso, 07 famílias (que somam 26 pessoas) precisaram ser removidas das áreas de risco em que se encontravam, sendo 03 abrigadas na Escola Municipal Santa Inês, no bairro de Rurópolis e as outras 04 foram para casa de parentes. As ações de limpeza de canais, capinação, escoamento das vias públicas, vistoria em locais de risco, remoção de entulhos, entre outras, estão sendo realizadas de forma conjunta pelas seguintes secretarias: Defesa Civil, Defesa Social, Guarda Vidas (Salva Mar), Infraestrutura, Assistência Social, Educação, Saúde, Administração, Comunicação, Gabinete.
A Prefeitura recomenda aos ipojucanos que evitem sair de casa neste momento de forte chuvas para evitar acidentes e, caso estejam em áreas de risco, procurem a Defesa Civil através dos números 0800 281 0620 ou pelo whatsapp (81) 99231-8607 ou pela Central de Monitoramento da Defesa Social pelo número 3551-1397 ou ainda pelo aplicativo 153 Digital.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.