Em mais de sete horas de apresentações, desfile cívico-militar de 7 de setembro é sucesso em Vitória

By 08/09/2022 - 15:54Pernambuco

Em mais de sete horas de apresentações, o desfile cívico-militar da Vitória de Santo Antão atendeu às expectativas dos vitorienses neste dia Sete de Setembro, celebrando dois séculos da emancipação política do país. O ato contou com pelotões de 29 escolas municipais e três escolas convidadas, além de integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, associações de veteranos militares e Desbravadores.

Com o tema “Brava gente brasileira”: homenagem da Vitória de Santo Antão ao bicentenário da Emancipação do Brasil (1822-2022), o evento foi iniciado no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, na Avenida Mariana Amália e seguiu até a Praça da Matriz, com novidades no desfile. A escola Janise dos Santos Oliveira, da comunidade de Natuba, esteve pela primeira vez nas ruas. 

 

“A nossa escola foi municipalizada em 2012, mas nunca tínhamos participado do desfile. É gratificante e está sendo um evento muito organizado, dando espaço para todo mundo, além de abordar um tema relevante para a sociedade. Os alunos ficaram felizes com essa novidade e nós também sentimos o mesmo. Só há o que agradecer por essa participação de nossa escola pela primeira vez”, destacou o gestor da unidade de ensino, Claudemir Coelho.

 

Fundada em 1960, a Banda Musical Pedro Jorge Frassati, de Chã Grande, foi uma das convidadas e levou às ruas mais de 100 componentes, entre músicos e corpo coreográfico. Da mesma cidade, esteve presente também a Banda Musical XV de Março, fundada em 1975. “Tivemos a preocupação de trazer bandas históricas para dar um brilho a mais em nosso dia sete. Foi bonito de ver essas avenidas lotadas com pais trazendo seus filhos, com crianças felizes e muitos aplausos a todos que aqui passaram”, salientou o secretário de Educação, Carmelo Souza. 

 

Para fechar a noite, foi às ruas com 130 componentes, o tradicional desfile do Colégio 03 de Agosto, que vai completar 77 anos. Caic Diogo de Braga, Escola Josefa Álvares, Grupo Pedro Ribeiro, entre tantas outras, se juntaram também à Escola Duque de Caxias, do Distrito de Pirituba, que trouxe como subtema ‘Dom Pedro – Príncipe Regente do Brasil’. Para a gestora Solange Santiago, o momento foi marcante. “Esse desfile ficou marcado para todos nós, principalmente para esses alunos que viviam a ansiedade de desfilar, muitos, pela primeira vez. Ano que vem tem muito mais e esperamos estar presentes”, frisou a educadora.

“Em mais de sete horas de desfile, fizemos um ato pensado nos mínimos detalhes. Dos novos fardamentos e instrumentos, à organização das ruas de nossa cidade durante e depois do desfile. O povo atendeu ao chamado e veio prestigiar nossas escolas e as bandas visitantes. Só temos que agradecer a todos que participaram, entre eles, escolas, professores, diretores, autoridades, enfim, a todos que se dedicaram para o nosso dia Sete de Setembro ser um sucesso”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.