Em nova etapa da vacinação, Recife bate recorde com 2.893 imunizados nesta quarta (27)

Idosos acima de 85 anos começaram a ser imunizados hoje e número total de recifenses ultrapassou 14,2 mil

Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura do Recife iniciou o reforço da vacinação contra covid-19 em idosos acima dos 85 anos, dando início ao segundo módulo do Plano Recife Vacina. A ampliação do público-alvo da campanha está sendo possível porque o município recebeu 16.520 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde. Ao longo dia, foram imunizadas 2.893 pessoas nas 65 salas de vacina dos nove centros de vacinação, além dos três pontos de drive-thru.

“No dia em que iniciamos a vacinação de pessoas idosas acima dos 85 anos, alcançamos um resultado importante: recorde no número de imunizados em um só dia. Isso mostra que o trabalho de planejamento tem funcionado e progredido a cada dia. Vamos seguir avançando no cuidado às pessoas, garantindo a cobertura do Plano Vacina Recife”, destacou o prefeito João Campos.

Com isso, o município totaliza, até agora, 14.236 recifenses que receberam a primeira dose das vacinas. O dia de hoje para o professor aposentado Elcias Ferreira, foi duplamente especial: além de poder ser imunizado contra a covid-19, ele aniversaria nesta quarta-feira, quando completa a marca histórica de um século de vida. “Não podia ter presente melhor, porque a vacina vai ajudar a preservar a nossa vida. Além disso, sei que a vacina vai ajudar a diminuir o sofrimento de pessoas que já tiveram a doença e sofreram muito. Então, eu estou muito feliz e satisfeito”, afirma.

Seu José Francisco Mendes, de 95 anos, também não perdeu tempo e foi hoje receber a vacina no Geraldão. Ele saiu feliz e esperançoso. “Moro aqui pertinho do aeroporto e vim logo, pra ter liberdade e saúde. Não tenham medo de tomar vacina, porque é pra saúde de todos”, disse ele, na saída do ginásio localizado na Imbiribeira.

Os locais disponíveis para o agendamento da vacinação são: Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. A população ainda pode ter acesso à vacinação em um dos três pontos do drive-thru instalados no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estes pontos funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

Os idosos que não conseguirem fazer o cadastro poderão fazer o preenchimento de dados no sistema nos centros montados pela Prefeitura, onde haverá profissionais para realizar o serviço. Essa marcação pode ser feita por um parente ou conhecido do idoso, desde que leve toda a documentação necessária para realizar o cadastro. Caso haja vagas remanescentes de agendamento prévio no momento, eles poderão, inclusive, já receber suas doses de vacina.

As pessoas dessa faixa etária que são acamadas poderão receber a primeira dose da vacina na própria residência. Para isso, é necessário marcar essa opção durante o preenchimento do cadastro no site http://minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do app gratuito Conecta Recife (disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

AGENDAMENTO – A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

OUTROS GRUPOS – As equipes volantes da Secretaria de Saúde do Recife também continuam a vacinar parte dos primeiros grupos prioritários da campanha. As novas 11.340 doses da CoronaVac que o Recife recebeu, na última terça-feira (25), estão sendo aplicadas nos trabalhadores de saúde da linha de frente e nos profissionais das instituições de longa permanência para idosos e das residências inclusivas.

A Prefeitura do Recife já vacinou 100% das pessoas acima de 60 anos que vivem nos abrigos regulamentados pelo SUS e as pessoas maiores de 18 anos com deficiência severa que estão institucionalizadas. Mais de 100 profissionais, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, estão envolvidos no esquema de aplicação das vacinas.

VACINÔMETRO – A população pode acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao ‘vacinômetro’, ferramenta que está disponível para a população através do App Gratuito Conecta Recife, disponível nas lojas PlayStore e AppStore, para dispositivos, além do Web App https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. A iniciativa faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife.

Com a covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários. O número de pessoas já vacinadas também pode ser acompanhado em detalhes dentro das plataformas (site e aplicativo). Dentro da plataforma estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes.

FISCALIZAÇÃO – A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses. A Prefeitura do Recife vai articular parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as denúncias feitas pelo canal sejam apuradas e que sejam aplicadas as medidas cabíveis. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br.

Foto: Daniel Tavares / PCR

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.