Em Paulista, Secretaria de Educação realiza palestra sobre o Setembro Amarelo

Uma palestra de Valorização a Vida foi realizada na Escola Municipal Iracema de Castro, localizada no bairro da Mirueira. Realizada nesta terça-feira (27.09), a atividade é resultado de uma parceria da psicóloga Graça Gonçalves, da psicopedagoga e Eliana Patrícia, da Secretária de Educação; e do Psicólogo Clinico, Flávio Henrique, da Secretaria de Saúde.

A gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Elisângela Melo, ressaltou a importância, sobretudo nos dias atuais, pós- pandêmico, da necessidade de cuidar cada vez mais da saúde mental de todos, fortalecendo, assim, a qualidade de vida de nossos alunos no âmbito escolar.

Campanha Setembro Amarelo salva vidas

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 do mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.