Em visita à Vila das Lavadeiras, João Campos reforça apoio aos eventos culturais nas comunidades

Na manhã desta segunda-feira, o candidato visitou a fundadora do festejo Acorda Povo, Dona Nenzinha, no bairro de Areias

Candidato a prefeito pela Frente Popular do Recife, o deputado federal João Campos (PSB) iniciou esta segunda-feira (21/09) com uma visita à Vila das Lavadeiras, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife. No local, ele encontrou com uma das fundadoras do tradicional festejo junino Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, Aurelina Marque de Almeida, Dona Nenzinha, de 87 anos. João visitou a casa dela ao lado do candidato a vereador Evaldo Costa (PSB), e se reuniu com moradores da região, ouviu demandas da comunidade e dialogou sobre a importância de manter viva as tradições locais. O encontro seguiu as recomendações das autoridades sanitárias. 

Após conversar com Dona Nenzinha, João Campos destacou a necessidade de o poder público continuar valorizando a cultura mantida há tantos anos na comunidade, além de outras expressões culturais da cidade. O festejo do Acorda Povo iniciou na Vila das Lavadeiras, em 1941 e, em 2020, pela primeira vez, não ganhou as ruas da comunidade em virtude da pandemia do Coronavírus. 

“Com certeza, a Vila das Lavadeiras se mistura com história do Acorda Povo. Fazer esse resgate e celebrar esses 80 anos da tradição é fundamental. A gente vive o presente pensando no dia de amanhã. A gente só consegue acertar no dia de amanhã se tiver uma raiz bem consolidada. Essa história que a gente vê do Acorda Povo é a raiz daqui. Para construir o futuro, a gente tem que reforçar bem essa raiz”, afirmou o candidato.

Durante a visita, Dona Nenzinha contou toda sua trajetória na comunidade, como começou a tradição do Acorda Povo e como a comunidade participa do festejo junino. “O Acorda Povo é muito respeitado aqui. Muitas pessoas chegam cedo para acompanhar o encontro”, comentou. A festividade, inclusive, foi homenageada do São João do Recife em 2018. 

Moradores da comunidade também apontaram ações para a melhoria da localidade. João Campos ouviu as demandas e disse que é preciso continuar os avanços da cidade, priorizando as indicações populares.

Fotos: Rodolfo Loepert/Frente Popular do Recife

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.