Empresários de Pernambuco se dividem por ajuda ao Estado

By 07/07/2021 - 10:20Pernambuco

As organizações que integram o movimento Unidos pela Vacina atuam diretamente no aumento da capacidade de armazenagem das vacinas nos municípios pernambucanos, em mais uma iniciativa de colaboração ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Com o objetivo de otimizar a logística e aumentar a capacidade de armazenagem das vacinas em Pernambuco, empresas pernambucanas, por meio do Unidos pela Vacina, doaram 30 câmaras frias à Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Além das câmaras foram realizados “amadrinhamentos” de municípios do litoral ao Sertão para identificação das necessidades primárias para realização da imunização. Mais de 60 municípios foram contemplados pela iniciativa.

O movimento Unidos pela Vacina tem como meta contribuir com a logística para tornar viável que toda a população brasileira seja vacinada até setembro deste ano. Integram a ação local: Grupo Moura, Grupo Cornélio Brennand, Viana e Moura, Ferreira Costa, Natto Alimentos, Reunidas Renda, MV Sistemas, Usina São José, Pitú, Cone, Usina Olho D´Água, BRK Ambiental, Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar, Ricardo Pessoa de Queiroz, Liner Digital Plásticos, Droga Raia/Drogasil, Laboratório Lapon, Agemar, Meira Lins Hoteis, Preserve, entre outras empresas madrinhas.

Seguindo o planejamento estratégico do movimento Unidos pela Vacina, as empresas “amadrinharam” cidades de Pernambuco e, a partir de uma lista de materiais e equipamentos definidos como prioritários, realizou a doação das câmaras frias, apontadas como estratégicas para expansão da vacinação no estado. As máquinas são movidas a baterias, como medida de segurança para preservação permanente das vacinas, especialmente contra casos de queda de energia.

“Estamos atuando em rede, participando dessa grande união entre iniciativa privada, Poder Público, Terceiro Setor e sociedade para, juntos, acelerarmos a imunização da população brasileira. Isso significa reforçar a infraestrutura do sistema de saúde, contribuindo com equipamentos e insumos estratégicos, além de possibilitar a descentralização do processo de vacinação”, destacou Pedro Ivo Moura, representante dos empresários no Unidos pela Vacina e acionista do Grupo Moura e da Viana e Moura Construções.

Unidos pela Vacina – O movimento da sociedade civil reúne centenas de entidades, empresas, associações e ONGs. A mobilização surgiu por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, para engajar a sociedade, em conjunto com empresários de todo o Brasil. As premissas do movimento vão desde promover pesquisas com os gestores estaduais e municipais de Saúde para identificar barreiras e gargalos que dificultam o processo de vacinação e, com isso, definir prioridades para superar esses desafios. Até dialogar diretamente com o Governo Federal para reforçar o trabalho Sistema Único de Saúde (SUS) e evolução do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.