Eriberto Medeiros articula inclusão dos conselheiros tutelares no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19 em Pernambuco

By 27/05/2021 - 18:54Pernambuco

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), se reuniu com mais de 20 conselheiros tutelares, na tarde desta quinta-feira (27/05), para tratar da inclusão dessa categoria no rol de grupos prioritários da vacinação contra o coronavírus. Mais de 2 mil pessoas trabalham no segmento, divididos em 203 Conselhos, atendendo as demandas de todo o Estado. O vereador do Recife Eriberto Rafael, que está defendendo o pleito na capital, também participou do encontro, atuando junto ao presidente na articulação com as autoridades competentes.

O Governo do Estado anunciou, hoje, a ampliação das categorias que passam a ter direito de se imunizar contra a Covid-19, porém os conselheiros não foram incluídos. O trabalho deles funciona, em muitos casos, de forma ininterrupta, mediante plantão, configurando atividade essencial na prevenção da violação dos direitos das crianças e adolescentes. Na reunião organizada com o apoio das conselheiras do Recife Nilma Pereira e Thays Silva, o presidente manteve contato com representantes de todas as regionais do Estado, como Elizabete, da Zona da Mata, Hermes Barbosa, do Agreste e Gileade Azevedo, do Sertão.

“Estamos entregando ao presidente um documento, reivindicando que a nossa atividade seja considerada essencial. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que nosso trabalho é de relevância pública, para garantir o direito dos mais vulneráveis”, afirmou Nilma Pereira. “Aqui no Recife, nós trabalhamos 24 horas por dia, porque as ocorrências acontecem a qualquer momento. Por isso precisamos garantir que nosso grupo esteja protegido visto que esse papel de serviço essencial já é exercido pelos conselhos”, argumentou Thays Silva.

Há inúmeros casos de conselheiros acometidos pela doença e que vieram a óbito, devido à exposição que a atividade proporciona. “Compartilhamos da preocupação do grupo dos conselheiros, porque compreendemos de perto a importância dessa atividade para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Vamos trabalhar nessa articulação, para que a defesa dos direitos humanos não seja prejudicada em Pernambuco, principalmente nessa fase em que se faz mais necessária”, declarou o presidente Eriberto, que já conversou, por telefone, durante a reunião, com o governador Paulo Câmara, com o prefeito do Recife, João Campos, com Procurador-Geral do Estado, Ernani Medicis, e demais autoridades competentes para viabilizar o pleito.

Foto: @marcoshenriquefoto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.