O ex-prefeito é considerado o principal e maior adversário da atual prefeita Célia Sales, que buscará a reeleição
Prefeito de Ipojuca por quatro mandatos, Carlos Santana (PSB), tem um objetivo maior em 2020: a busca por reconquistar o posto de prefeito de Ipojuca. Em sua trajetória, o socialista vem falando que seu compromisso é voltado para construir “um projeto de futuro” para o município.
Santana, à frente do Executivo municipal, foi responsável pela criação de projetos importantes como a Orquestra Cidadã Meninos do Ipojuca, o Mãe Coruja Municipal, o Bolsa Escola e por também ter implantado um sistema de ensino em tempo integral da rede municipal de educação.
Por essas iniciativas pioneiras, o ex-prefeito vem sendo visto como o principal e mais preparado adversário na tentativa da reeleição da atual prefeita Célia Sales. O cometário é que nas pesquisas internas realizadas na cidade, Carlos Santana tem seu histórico reconhecido pela população.
Segundo o colunista Edmar Lyra, a prefeita Célia Sales chega no último ano do seu mandato com dificuldades da sua gestão. Durante esse período, ainda de acordo com levantamento do jornalista, não teria sido fácil para a gestora imprimir uma marca e isso tem gerado muitas críticas perante os ipojucanos.
“O ex-prefeito Carlos Santana, do PSB, que antecedeu Célia, é bastante elogiado pelos eleitores, e há um sentimento crescente na cidade desejando sua volta, o que faz da eleição de Ipojuca uma disputa bastante acirrada, porque por mais dificuldades que Célia enfrente, não se pode menosprezar a força da máquina”, chegou a escrever Edmar em sua coluna.
Carlos Santana, além de prefeito de Ipojuca por quatro mandatos, também foi deputado estadual por duas legislaturas e presidente do Porto do Recife por um biênio. É casado com a deputada da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a também socialista Simone Santana.
O ex-prefeito tem utilizado bastante as redes sociais para falar sobre uma necessidade de mudança e para destacar iniciativas que chegaram em suas gestões para Ipojuca. “Juntos, com amor no coração e cuidado uns com os outros, renovaremos as esperanças em uma Ipojuca para todos”, escreveu em uma publicação recente.
Recentemente, Santana também defendeu a descentralização dos serviços de saúde em Ipojuca desde a atenção básica ao atendimento de emergência. Segundo ele, é possível já que a cidade tem recursos financeiros que permitem esse investimento.
Na ocasião, relembrou que lançou o Programa Remédio em Casa, construiu os serviços de Pronto-Atendimento de Serrambi e Camela e reformou as Unidades de Saúde da Família do município. “Com experiência e compromisso de verdade, é possível garantir um serviço de excelência em todas as regiões de Ipojuca”, deixou o recado.
Ainda segundo o prefeito, entre 2013 e 2016, conseguiu inaugurar cinco quadras poliesportivas. O pré-candidato a prefeito também foi o responsável pela criação do Cemep, em 2015, com a finalidade de preparar e encaminhar a juventude para o mercado de trabalho.