Família Schürmann conhece boas práticas para o meio ambiente em Igarassu

A prefeitura de Igarassu, através das secretarias de Meio Ambiente e Biodiversidade e Educação, deu as boas-vindas, nesta segunda-feira (06/12), à Família Schürmann, que está de passagem pelo estado. A cidade estava incluída no roteiro da iniciativa “Voz dos Oceanos”, que conta com o apoio global do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA).

Visando conscientizar a população mundial sobre o lixo nos mares, especialmente os plásticos, a Família Schürmann conheceu as práticas de preservação que a prefeitura de Igarassu vem realizando. O primeiro destino na cidade foi a escola Miguel Gomes de Lima, no bairro Pitanga; lá, os alunos apresentaram a execução da reciclagem de materiais e mostraram a horta comunitária, visto que o melhor caminho para conscientizar a população sobre o meio ambiente é através da educação. No fim da visita, mais um ipê-branco — a árvore-símbolo da cidade —, foi plantado, totalizando mais de 1.554 plantios e demonstrando o empenho em defender essa espécie endêmica das áreas de mata atlântica.

Além disso, em visita ao Bosque da Memória, a família conheceu o espaço em homenagem às vítimas de COVID-19 e o trabalho de reflorestamento em antigos pontos de lixo. Depois, os Schürmann prestigiaram o Primeiro Encontro de Gestores Ambientais do Litoral Norte de Pernambuco promovido pela Secretaria de Meio Ambiente. Com apresentações culturais que fizeram a abertura, o encontro teve o tema: “Os Oceanos Sem Plástico”, e propôs a assinatura da Carta de Compromisso do Litoral Norte em Defesa dos Oceanos Sem Plástico (Igarassu, Abreu e Lima, Goiana, Itamaracá, Itapissuma, Paulista e Olinda) visando o comprometimento com as ações voltadas à preservação e conservação ambiental.

A prefeita professora Elcione Ramos, representante das cidades litorâneas do país pela Frente Nacional dos prefeitos — FNP, foi a anfitriã da família Schürmann em Igarassu. Presentes ao encontro para assinatura do acordo estiveram o vice-prefeito da cidade Amaury Henrique, os prefeitos José Honório (Goiana), Ze de Irmã Teca (Itapissuma), o vereador Luizinho do Passos (representando a Casa de Duarte Coelho) e os secretários de Meio Ambiente de Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Itamaracá. Durante o evento, a prefeita destacou a importância de um acordo intermunicipal sobre a preservação do meio ambiente: “O compromisso com o oceano não pode ser somente de um município, pois ele é o mesmo em todo lugar, nosso pilar é juntar energia. Se a prefeitura de Igarassu se esforça para preservá-lo e, por exemplo, outra cidade não o faz, todos irão se prejudicar, já que os esforços devem ser conjuntos. O mesmo vale para as nossas florestas. Pensando na sustentabilidade, eu me sinto honrada de realizar esse acordo, ainda mais sendo sediado aqui”, reforçou a professa Elcione.

O capitão Wilfredo Schürmann lembrou a importância do esforço coletivo e ressaltou o compromisso da prefeitura de Igarassu em defesa do tema. “ A Carta aqui assinada seguirá para a ONU Meio Ambiente, estamos dando uma contribuição efetiva”, ressaltou o Schürmann.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.