O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), entregou nesta quinta-feira (3) ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o texto da reforma tributária. Os deputados aprovaram a proposta em julho. Lira, em um ato simbólico, foi pessoalmente, ao lado de líderes, ao Senado levar o projeto. Felipe Carreras (PE), líder do PSB na Câmara, participou da entrega.
Pacheco informou nesta quinta que vai despachar “imediatamente” a proposta para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Esta será a primeira etapa da tramitação. Depois o projeto seguirá para o plenário. O senador quer que o texto vire lei até o final deste ano.
Discutida há cerca de 30 anos no Congresso Nacional, a reforma tributária é considerada uma aprovação “histórica” para o líder Felipe Carreras. “Há mais de 50 anos o povo brasileiro espera uma reforma tributária justa e eficiente. Uma reforma que vai trazer segurança jurídica e desenvolvimento econômico social. Que vai simplificar o nosso sistema de tributação e permitir o avanço do nosso país. Essa reforma transcende qualquer coloração ou bandeira partidária, não é uma pauta de esquerda ou de direita, é uma pauta do Brasil. É a história sendo escrita pelo parlamento brasileiro”, disse o deputado.