Feriado de Nossa Senhora da Conceição e jogo do Brasil: confira o abre e fecha dos serviços municipais

Parte das atividades da Prefeitura do Recife serão suspensas em razão do feriadão e retomadas na próxima segunda-feira (12.12).

Devido ao feriado de Nossa Senhora da Conceição e ao jogo do Brasil contra a Croácia na Copa do Mundo, alguns serviços da Prefeitura do Recife terão seus horários de funcionamento alterados nos dias 8 e 9 de dezembro. No dia do jogo (sexta, 9), a liberação dos servidores é facultativa. Durante esses dois dias o expediente no edifício-sede prefeitura ficará suspenso. As atividades voltam à normalidade na próxima segunda-feira (12.12). Porém, durante este período, os serviços de primeira necessidade funcionarão nos seus esquemas de prontidão, como a CTTU, a Defesa Civil, o SAMU e as unidades de saúde municipais. 

Para quem estiver de folga nesta quinta-feira, uma boa opção é visitar o Jardim Botânico do Recife (JBR). O espaço estará aberto para visitação das 09h às 15h, com entrada gratuita. Já na sexta-feira o Jardim Botânico estará fechado devido ao jogo da seleção brasileira. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer também estará disponível no feriado (8) para quem quer curtir a cidade de bike, das 7h às 16h, e os parques Santana e Macaxeira estarão abertos normalmente. 

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um esquema especial de limpeza para garantir o conforto dos milhares de fiéis que irão prestigiar a 118ª Festa do Morro da Conceição. O esquema inclui varrição, capinação, coleta de resíduos volumosos, coleta de resíduos orgânicos de lixo doméstico, lavagem de vias e pintura de meio fio. Mais de mil garis estão trabalhando na operação do feriado Para o grande dia de celebração à Nossa Senhora da Conceição 210 profissionais garantirão a limpeza do lugar, que contaram com o auxílio de 35 motoristas de veículos diversos de limpeza e mais 38 fiscais nas ruas. A estimativa de coleta de resíduos é de 30 toneladas.

Assim como a Emlurb, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também está trabalhando com o objetivo de garantir a segurança da população, em sua maioria pedestre. Agentes e orientadores de trânsito estão no local realizando os bloqueios necessários desde a segunda-feira (28), quando ocorreu a procissão de abertura, e continuarão atuando na operação especial até a quinta-feira (8), com a procissão de encerramento no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. No total, um efetivo diário de 50 a 80 agentes de trânsito, variando de acordo com as necessidades do dia, vai dar apoio à operação. Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, já estão interditados desde a segunda-feira (28) e os bloqueios só serão desfeitos à 1h da sexta-feira (9), após o término da festa. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área.

Confira os detalhes do trabalho da Prefeitura do Recife durante este feriado:

SAÚDE – Nesta quinta-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição, a imunização anticovid acontece normalmente, das 9h às 19h, nos shoppings RioMar, no Pina, Recife, em Boa Viagem, Tacaruna, em Santo Amaro, e Boa Vista, na área central da cidade. O centro de vacinação infantil do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, vai funcionar das 7h às 17h30.

Já na sexta-feira (9), ponto facultativo, a vacinação contra covid-19 vai acontecer das 9h às 11h nos shoppings RioMar, no Pina, Recife, em Boa Viagem, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro. Uma hora após o término do jogo do Brasil pela Copa do Mundo, a imunização será retomada nos quatro locais, seguindo até às 19h. Já o centro de vacinação infantil do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, vai funcionar das 7h às 11h – o local reabre uma hora após o término do jogo e realiza a imunização até às 17h30. Os demais pontos de vacinação, tanto agendados quanto por demanda espontânea, reabrem na segunda-feira (12).

Além disso, os pontos de testagem de covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, também estarão realizando, das 8h às 17h, os exames para detectar o novo coronavírus. Para ter acesso aos testes nesses locais, é preciso agendar através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar/). Estão dispensadas da marcação apenas as pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças com até 5 anos. Os demais pontos onde são feitos os exames para covid-19 serão retomados na segunda-feira (12).

Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriadão, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da Atenção Básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará das 7h às 19h. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (12). O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

CULTURA –  Nesta quinta-feira (08) de fé e devoção, a tradição sagrada do frevo convida a uma visita. O Paço do Frevo, que funciona na Praça do Arsenal, abrirá normalmente, das 10h às 17h. Nos demais espaços culturais, não haverá atendimento ao público. Na sexta-feira canarinha, todos os espaços estarão fechados, reabrindo, em horário normal, no sábado e domingo

JARDIM BOTÂNICO – Nesta quinta-feira (8), Dia de Nossa Senhora da Conceição, o Jardim Botânico do Recife (JBR) estará aberto para visitação. O espaço, ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, funciona das 09h às 15h, com entrada gratuita. Já na sexta-feira (09), o local estará fechado devido ao jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados nesta quita e sexta-feira (08 e 09). A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de segunda a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

TURISMO E LAZER –  Neste feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro, haverá Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Aqueles que quiserem curtir a cidade de bike contarão com o percurso exclusivo, montado das 7h às 16h. Os parques Santana e Macaxeira estarão abertos normalmente.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS – Nestas quinta (8) e sexta-feira (9) não funcionarão os atendimentos aos público da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, que funciona das 19h às 5h; as casas de acolhimento institucional, que funcionam 24 horas; e os restaurantes populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, que seguem ofertando refeições das 11h às 14h e das 17h às 19h diariamente. Na segunda-feira (12), todos os serviços suspensos voltarão a funcionar normalmente. 

COMPAZ – Tanto na quinta (8) quanto na sexta-feira (9), os COMPAZ e a Rede de Bibliotecas pela Paz estarão fechados. As quatro unidades do Compaz voltam a abrir as portas para as comunidades na terça-feira, uma vez que as segundas-feiras são dedicadas aos serviços de manutenção.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE –  A Secretaria Executiva do Direito dos Animais (SEDA) informa que o Hospital Veterinário do Recife (HVR) estará fechado nos próximos dias 8 e 9 de dezembro. O equipamento reabre normalmente na segunda-feira (12), das 7h às 18h. 

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quinta-feira (8) e sexta-feira (9). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (12), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

ESPORTES – Nesta quinta-feira (08), as 23 unidades da Academia Recife estarão fechadas. Na sexta (09), funcionam em horário normal, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h. Não haverá expediente no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) nas duas datas.

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO – Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nas duas datas. Os serviços retornam na segunda (12) na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível. As aulas nas Escolas Profissionalizantes também retornam na segunda-feira (12), nos horários normais dos cursos.

MERCADOS E FEIRAS  – Os mercados e feiras públicas do Recife funcionarão na quinta-feira (8) das 6h às 13h. Já na sexta, dia do jogo, funcionará normalmente das 6h às 18h. 

PROCON RECIFE – Na próxima quinta-feira (8) não haverá expediente na sede do Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e em seus postos de atendimento localizados nos Compaz (Ariano Suassuna,no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Helder, no Coque). Na sexta-feira (9) também não haverá expediente. A população pode registrar reclamações no site procon.recife.pe.gov.br e denúncias no email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.