Festa de Senhora Sant’Ana: dia da padroeira de Gravatá é celebrado com procissão e santa missa

By 27/07/2022 - 16:41Agreste Central

Ao longo do dia houve uma programação especial dedicada à mãe de Maria, avó de Jesus

Há 200 anos, a Senhora Sant’Ana abençoa o município de Gravatá, e na terça-feira, 26 de julho, é comemorado o seu dia. Então, ao longo desse dia, os fiéis e devotos da padroeira contaram com uma programação bastante especial dedicada à mãe de Maria.

A tradicional procissão com as imagens de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, reuniu uma multidão de fiéis e devotos, que com seus lenços nas mãos percorreram, na tarde chuvosa, as principais ruas do município de Gravatá cantando, louvando, agradecendo e renovando a sua fé.

Ao chegar na praça Matriz de Sant’Ana, houve a celebração eucarística presidida pelo Padre Luís Eduardo Feitosa e concelebrada pelo pároco da Matriz, Padre Antônio Márcio.

Após a Santa Missa, com o apoio da Prefeitura de Gravatá e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), aconteceu o show do Padre João Carlos, que animou a noite dos fiéis com lindas canções religiosas, entoadas também pelo público presente. Ao mesmo tempo, ocorreu a quermesse onde todos puderam degustar comidas deliciosas como cachorro-quente, bolos, pizzas, entre outros.

Padre João Carlos comenta sobre sua participação em uma noite tão especial para os devotos da Senhora Sant’Ana: “É uma alegria muito grande, a minha, de estar nessa noite abençoada no final dessa festa para cantar canções que fortaleçam o sentimento de cada um, de fé, de família, de paz, essa é nossa mensagem hoje. Com a fé podemos construir algo melhor no nosso relacionamento, na nossa convivência, particularmente em relação aos idosos e aos avós celebrados essa semana”.

O pároco da Matriz de Sant’Ana, Padre Antônio Márcio, agradece o apoio de todos para que essa festa fosse linda e a altura da padroeira do município: “Meu muito obrigado a Prefeitura Municipal, ao senhor prefeito que teve do início ao fim junto conosco, agradecer a todos os homens e mulheres de boa vontade, ao povo gravataense aos meus amigos de São Caetano e de Santa Cruz que juntos fizemos essa festa acontecer. Meu muito obrigado. Deus abençoe a todos”.

Devota de Sant’Ana, a aposentada Maria de Oliveira, fala desse momento: “Muito boa, muito linda, agradeço pela festa e pelo poder de Sant’Ana. Glória a Sant’Ana e a Joaquim e a toda comunidade de Gravatá que se encontra aqui”.

O prefeito Joselito Gomes, esteve acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência e Juventude, Viviane Facundes. Sobre essa comemoração especial e tradicional ele comenta que: “A festa de 2022 comemorando 200 anos da presença da imagem da imagem de Sant’Ana nas terras de Gravatá e hoje comemorando também o dia do vovô e da vovó. Parabenizando você vovô e vovó, você traz toda uma sabedoria para transmitir, partilhar com os seus. O que nos deixa a festa de Sant’Ana? Que a exemplo de Sant’Ana e São Joaquim precisamos continuar depositando nossa confiança em Deus. Uma festa abençoada, um momento forte de evangelização e fortalecimento espiritual. Que Deus continue abençoando e Sant’Ana intercedendo por todos nós”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.