Frente Popular vai incorporar demandas da UPE ao plano de governo, diz Luciana

By 23/09/2022 - 15:39Pernambuco

A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), candidata a vice na chapa de Danilo Cabral (PSB), esteve na Universidade de Pernambuco (UPE), nesta quinta-feira (22), para conversar com professores, alunos e gestores. Na ocasião, ela recebeu o documento “Desafios da qualidade social do ensino, da pesquisa e extensão”, com propostas para a instituição, que se comprometeu a incluir no plano de governo da Frente Popular.

“Eu tenho um carinho muito grande pela UPE. Por isso foi tão bom estar lá hoje, conversando sobre o futuro da educação e dessa querida instituição de ensino. Falei da forma como entendemos o serviço público e o papel das universidades, que mais que um lugar de formação, são também o ambiente da inovação, da luta de ideias, da pesquisa e da formação da cidadania”, disse a vice, que representou Danilo na atividade.

Luciana ressaltou que a universidade estadual vive hoje “um momento muito especial”, já que, pela primeira vez, tem uma mulher como reitora, Socorro Cavalcanti. De acordo com ela, a UPE se desenvolveu muito nos governos da Frente Popular.

“Foi, inclusive, na minha gestão como secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, que consolidamos a gratuidade. De 2021 para cá, o orçamento teve aumento de 300%. Com Lula lá e Danilo cá, queremos dar um salto de qualidade, cuidando da interiorização da instituição, por exemplo”, citou.

Luciana lembrou o bom desempenho da Universidade e das escolas de aplicação vinculadas a ela. Recentemente, duas delas estiveram entre as mais bem avaliadas do Brasil, de acordo com o Ideb.

“Esse resultado é fruto de decisão política. Faz parte de um projeto de valorização da educação, que tem tudo a ver com Danilo, que foi secretário de Educação. Queremos continuar fazendo uma universidade moderna, que acompanha os desafios do nosso tempo e dialoga com o mercado e com as politicas públicas”, defendeu.

A vice-governadora se comprometeu ainda a manter aberto o canal de diálogo com os representantes da UPE e disse que, no governo, a Frente Popular pretende estabelecer metas para ampliar a assistência estudantil, em consonância com o Plano Estadual de Assistência Estudantil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.