Geraldo anuncia R$ 30 milhões para recapeamento beneficiando um milhão de usuários do transporte público

Geraldo Júlio

Foto: Andrea Rego Barros

Priorizando as vias de circulação de transporte coletivo, o prefeito Geraldo Julio anunciou na manhã desta terça-feira (4), um investimento de R$ 30 milhões para recuperar 50 corredores e ruas do Recife no primeiro semestre de 2020. Dessas, 23 são corredores de transporte coletivo, onde circulam 173 linhas de ônibus e mais de 1 milhão de pessoas utilizam diariamente. O investimento irá atender as seis Regiões Político Administrativas (RPA) da cidade.

Em coletiva de imprensa, o prefeito Geraldo Julio ressaltou a importância do aporte para os milhares de pessoas que utilizam o transporte público. “O principal benefício deste pacote é para os corredores de transporte público. Estamos favorecendo 23 corredores, em 50 vias que vão ser recapeadas. São 40 quilômetros de via que serão totalmente recuperados só no primeiro semestre, buscando ajudar um pouco as pessoas no seu deslocamento, sobretudo os usuários de transporte. Um investimento importante, anunciado antes do período do inverno para também preparar a cidade para este período”, destacou o prefeito.

As intervenções já tiveram início. No centro do Recife, a Avenida Jayme da Fonte, Rua do Príncipe, Rua do Imperador, Rua Morães de Inhamã são algumas beneficiadas. Na Zona Norte, Avenida Beberibe, Avenida Cidade Monteiro, Rua Uriel de Holanda, Avenida Hildebrando de Vasconcelos. Na Zona Oeste, vários trechos da Avenida Caxangá, além das Ruas Bezerra da Palma, São Miguel e na Zona Sul, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Rua Jean Emile Favre, Avenida Engenheiro Alves de Souza, entre outras.

Marília Dantas, presidente da Emlurb informou como será o cronograma da obra. “ Em 2014 foi iniciado o SGP, onde foi diagnosticado  todas as vias da cidade e as necessidades de cada uma. Com base nisso, oferece a nossa gestão um melhor sistema para programação de manutenção do pavimento. Neste pacote de intervenções, vamos priorizar obras em até duas ruas por RPA, para minimizar os efeitos do trânsito”, frisou a presidente.

Para uma melhor durabilidade da via, a Prefeitura do Recife por meio da Emlurb, implementou desde 2013 uma série de medidas para aprimorar os serviços, como o Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP), que foi implantado com o objetivo de trabalhar a programação de manutenção do pavimento por meio de técnicas específicas de conservação de vias. O sistema também é capaz de responder a perguntas como o que priorizar com os recursos disponíveis, o que é mais urgente e impactante a longo prazo e a priorização por região, tráfego e hierarquia. Também é feito o monitoramento semanal, revisão de contratos, entre outros ações.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.