Gilson Machado na 29ª Romaria de Frei Damião

By 05/09/2022 - 11:34Pernambuco

O candidato ao Senado por Pernambuco, esteve na festividade católica de São Joaquim do Monte, cidade que recebeu verbas e obras no período em que esteve à frente do Ministério do Turismo

O fim da tarde deste domingo (04.09), foi especial para Gilson Machado, que entre as agendas que aconteceram em diversas áreas da região Metropolitana, ainda fez questão de visitar São Joaquim do Monte,no agreste do estado, e participar das atividades do último dia da Romaria de Frei Damião.

Recebido pelo prefeito Duguinha, sua esposa Bianca Lins e o candidato ao cargo de Deputado Estadual, Joãozinho Tenório, o candidato pôde conhecer um pouco mais da experiência de fé do evento e também a movimentação na economia da região, que contou com um número expressivo de fiéis este ano. Nos últimos dois anos, a
Romaria foi prejudicada devido a pandemia da covid-19.

Católico, Gilson fez questão de carregar o andor que conduzia a imagem de Nossa Senhora das Dores durante a peregrinação. “Festividades assim, vão além do valor da cultura, que já é enorme. Aqui, na Romaria, nós tocamos no particular sagrado das pessoas. Aqui estão milhares de pessoas por um ideal maior e mais profundo do que podemos imaginar. Não existe nada igual como a fé do povo nordestino”, destacou.

Falecido desde 2017, Frei Damião é reconhecido pela Igreja Católica como servo de Deus, mas já era considerado santo pelo povo nordestino, mesmo quando ainda realizava suas missões.

Gilson ressaltou a importância de manter viva a fé e a tradição dos romeiros, que ano após ano, expressam a devoção. “É emocionante ver o olhar de fé, confiança e perseverança, aqui. Isso é parte latente da cultura religiosa da nossa região. Isso não pode morrer ou ser tratado apenas como mais um simples evento”, enfatizou.

A cidade de São Joaquim do Monte é uma velha conhecida de Gilson Machado, já que obras como novo pórtico da cidade, o monumento aos romeiros, a luneta para observar o santuário de Frei Damião, além dos asfaltos das avenidas que dão acesso as principais áreas turísticas da cidade, foram realizados quando o agora candidato ao Senado por Pernambuco, esteve à frente do Ministério do Turismo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.