Goiana inova em exame para tratamento precoce do câncer de mama

By 09/11/2021 - 13:06Mata Norte

A secretaria de Saúde de Goiana iniciou, nesta terça-feira (09), a realização de um novo e moderno exame, o Termografia, através dele é possível ampliar as imagens e detecção precoce de câncer de mama.

O objetivo é identificar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) , o câncer de mama nos seus estágios iniciais assim, representando a maior chance de cura e melhor qualidade de vida ao paciente. Estratégias de detecção precoce e rastreamento são as melhores técnicas utilizadas para o diagnóstico precoce e início do tratamento mais promissor.

Em Goiana já é realizado o exame de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos. Porém, pensando em ampliar o acesso a outras mulheres está sendo implantando o exame de Termogragia de mama. Segundo a secretária municipal de Saúde Lícia Maciel , a ferramenta possibilita a visualização do calor irradiado pelo corpo para detectar tumores em fase de crescimento. “ O exame fornece informações vasculares e metabólicas da pele, é uma tecnologia de ponta”, frisou a gestora.

A termografia não substitui a mamografia, a proposta é que a nova tecnologia realize uma triagem em mulheres a partir de 25 anos e permita qualificar encaminhamentos para a mamografia e outros exames complementares.

O procedimento , inicialmente será realizados em 50% das unidades no município e no Centro de Referência de Saúde da Mulher, o resultado é liberado de forma imediata.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.