Governo de Pernambuco Celebra o Dia da Democracia destacando o Memorial da Democracia como Símbolo da Luta por Direitos

By 25/10/2023 - 10:34Pernambuco

Neste 25 de outubro, Dia da Democracia no Brasil, Pernambuco se une à nação para relembrar a importância de preservar e promover os princípios democráticos que fundamentam nossa sociedade. A data evoca a memória do jornalista Vladimir Herzog, cuja morte trágica, em 1975, simboliza a luta constante por liberdade e direitos no país. Neste sentido, o Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcellos Coelho, localizado no Sítio da Trindade e gerido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, mantém viva a chama da democracia, honrando a memória de Herzog e de todos os que deram suas vidas em defesa dos valores democráticos com um acervo de mais de 70 mil documentos históricos dos tempos de “chumbo” do país.

“O Memorial da Democracia é um símbolo vivo da nossa luta por direitos e democracia. Na data de hoje, reforçamos nosso compromisso com a preservação da memória e a promoção dos valores democráticos que sustentam nossa sociedade. Este é um espaço onde a história nos lembra que a democracia ainda é frágil e deve ser constantemente protegida”, pontuou o secretário executivo de Direitos Humanos de Pernambuco, Jayme Asfora.

O Memorial visa não apenas lembrar o passado, mas também educar as gerações presentes e futuras sobre a importância da democracia e dos direitos humanos. O espaço dedicado à preservação da memória das lutas pela democracia conta com salas de exposição onde o visitante poderá acessar versões digitais do relatório final da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC), com mais de 800 páginas, além de todo o acervo que é distribuído em cinco salas do casarão do Sítio. No local, podem ser vistas imagens de flagrantes de repressão, de manifestações de ruas e referências aos 51 mortos e desaparecidos políticos em Pernambuco ou de pernambucanos vítimas do regime militar fora do Estado.

“Em um momento em que o Brasil e o mundo enfrentam desafios democráticos, como o que vimos acontecer no último 8 de janeiro, o compromisso do Governo de Pernambuco com o Memorial da Democracia permanece firme. Através deste espaço dedicado à memória, educação e à promoção dos direitos humanos, o Estado reafirma seu compromisso de lutar pela justiça, igualdade e liberdade para todos”, finalizou Asfora.

SAIBA MAIS – O Memorial da Democracia tem curadoria da socióloga Isa Grinspum Ferraz, também responsável pela curadoria do Museu Cais do Sertão, e a coordenação de conteúdos e roteiros do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Sobrinha do guerrilheiro Carlos Marighella, assassinado em 1969 por agentes do regime militar, Isa montou um roteiro para o Memorial da Democracia de Pernambuco em que o visitante conhece personagens importantes para a criação da ideia de um estado pernambucano, passando pelas lutas libertárias e contra a escravidão, a história e o propósito do Movimento de Cultura Popular e3 enfrentamento ao regime de exceção implantado pelos militares em 1964.

SERVIÇO

Memorial da Democracia de Pernambuco
Funcionamento:
Terça a sábado – 11h às 17h
Endereço:
Sítio da Trindade
Estr. do Arraial – Casa Amarela, Recife. S/Número
Instagram: @memorialdemocraciape_educativo
ENTRADA É GRATUITA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.