Governo de Pernambuco entrega 14ª UPAE, em Palmares

By 27/09/2022 - 14:44Mata Sul

Governador Paulo Câmara inaugurou a unidade de saúde, segunda do tipo na Mata Sul, que vai beneficiar a população de 14 municípios da região com exames e consultas médicas especializadas

PALMARES – A Zona da Mata Sul de Pernambuco recebeu, nesta terça-feira (27.09), mais um importante equipamento de assistência à saúde. Com investimentos de mais de R$ 10 milhões, o Governo de Pernambuco realizou a entrega da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Palmares, a 14ª do Estado. Referência na região, a unidade beneficiará 14 municípios da região, contemplando 381 mil pessoas das cidades de Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Ribeirão, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Tamandaré e Xexéu.

“É um equipamento moderno que vai ofertar consultas e exames especializados, além de tratamentos adequados para os pacientes que serão atendidos aqui. A instalação dessa unidade trará, com certeza, uma qualidade fundamental para a melhoria da saúde da população pernambucana”, destacou Paulo Câmara.

Nela, os usuários contarão com atendimentos, exames e procedimentos em diversas especialidades médicas e não-médicas. Além disso, o serviço, assim como a UPAE Escada e a unidade de Carpina, inauguradas nas últimas semanas, fará parte da descentralização da assistência em saúde ao pé diabético e feridas complexas, bexiga neurogênica, pacientes ostomizados e reabilitação pós-Covid.

“Agora, a Mata Sul conta com dois serviços essenciais para descentralizar e qualificar a assistência em saúde no interior do Estado. As demais unidades estão espalhadas por todas as regiões, ofertando consultas e exames no território dos habitantes”, ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Construída pelo Gabinete de Projetos Especiais de Pernambuco, a UPAE Palmares será administrada pela Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC/HCP Gestão), organização social vencedora do edital para gestão e operacionalização do serviço. Ao todo, terá 84 funcionários, entre médicos, equipe multidisciplinar e profissionais administrativos.

A unidade vai contar com atendimentos nas especialidades de alergologia, angiologia/cirurgia vascular, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia, pediatria e urologia. Haverá, ainda, especialidades médicas de apoio diagnóstico e terapêutico, além da oferta de mais de 20 exames, como endoscopia, radiologia, biópsias, mamografia, ultrassonografia e ecocardiograma.

Assim como as UPAEs de Escada e de Carpina, o serviço de Palmares também contará com aparato de alta tecnologia para a assistência oftalmológica, com a realização de exames fundamentais para diagnóstico de doenças oculares.
Rubia Faria, enfermeira da unidade, celebrou a chegada do serviço especializado.

“Sou moradora do município e fico muito feliz, principalmente por poder atuar aqui. A UPAE em Palmares vai ajudar a descentralizar a capital, trazendo especialidades que não temos nos municípios vizinhos” comemorou. Os atendimentos já terão início nesta quarta-feira (28.09). Para marcar a consulta com um especialista, o usuário deve ser encaminhado pelas unidades básicas de saúde do seu município de origem.

REDE – As outras 13 UPAEs em funcionamento estão em Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão; Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Limoeiro, no Agreste; em Escada, na Mata Sul; em Carpina, Zona da Mata Norte; e em Abreu e Lima, na Região Metropolitana.
As 11 UPAEs que estavam em funcionamento em 2021 realizaram, no ano passado, mais de 438 mil atendimentos, entre consultas, sessões de reabilitação e cirurgias ambulatoriais, além de 683 mil exames. No primeiro semestre de 2022, já foram feitos mais de 283 mil atendimentos e 446 mil exames.

Participaram da inauguração os secretários executivos coronel Flavio Morais (Casa Militar), Eduardo Figueiredo (Casa Civil), Nelson Holanda (Gabinete de Projetos Estratégicos), Humberto Antunes (Gestão Estratégica e Participativa de Atenção à Saúde), Cristina Mota (Atenção à Saúde) e Caio Mulatinho (Administração e Finanças), o superintendente geral do HCP Gestão, Filipe Bitu; a coordenadora da UPAE Palmares, Anna Paula Ferraz; o prefeito de Palmares, Júnior de Beto; e outros prefeitos e vereadores da região.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.