Governo do Estado por meio da Compesa, dá início aos testes do novo sistema Amaraji- Gravatá

By 29/09/2022 - 15:06Agreste Central

Nesta quinta-feira (29), a presidente da Compesa, Manuela Marinho, esteve na cidade de Gravatá para acompanhar o início dos testes do novo Sistema Produtor Amaraji-Gravatá, que passou por obra de ampliação para aumentar a capacidade de captação no Rio Amaraji dos atuais 190 litros por segundo para 320 litros por segundo. Desse total, 20 litros por segundo serão destinados ao município de Chã Grande.

 

O novo sistema adutor será interligado diretamente à Estação de Tratamento de Água de Gravatá. A obra teve investimento de R$ 28 milhões e consistiu na implantação de uma nova adutora de gravidade e adequações nas estações elevatórias. 

 

Além disso, a presidente vistoriou as intervenções que estão sendo executadas na Estação de Tratamento de Água – ETA Velha de Gravatá, que foi ampliada, e para a implantação da Estação de Tratamento de Água de fibra com capacidade para 180 litros por segundo. Estão sendo investidos R$ 7,5 milhões para realização de intervenções diretas no sistema de tratamento da unidade, melhorando as instalações das estruturas já existentes. A expectativa é melhorar e aumentar a capacidade de tratamento, com previsão de incremento de 115% na oferta de água para a população, uma vez que além do novo sistema adutor, Gravatá já conta com a produção de água dos mananciais Brejinho, Vertente e Clíper, totalizando, até o fim do ano, uma oferta de 400 litros por segundo de produção de água para o município.

 

Com a conclusão de todas as obras, a Compesa irá melhorar significativamente a oferta e a qualidade de água ofertada para Gravatá, melhorando a qualidade de vida da população. “Nossa expectativa é que até dezembro deste ano, de forma gradativa, 60% da cidade fiquem fora do rodízio, conforme determinação do governador Paulo Câmara de, cada vez mais, tirar a população do rodízio”, afirma Manuela.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.