Gravatá: Associação Ama Terra recebe equipamentos que vão ajudar no trabalho dos agricultores de São Severino e arredores

By 08/11/2021 - 23:31Agreste Central

A conquista foi fruto de emenda parlamentar e beneficia 25 famílias de agricultores do distrito

Moradores do distrito de São Severino, em Gravatá, estiveram reunidos na sede da Associação das Famílias Agroecológicas de São Severino e seus Arredores – Ama Terra, na tarde desta segunda (08), para receberem equipamentos conquistados através de emenda parlamentar do deputado estadual Waldemar Borges, que vão beneficiar esses agricultores.

Na ocasião, foram entregues 10 carros de mão, banca, sacos de torta de mamona, fogão semi industrial, além de cursos para os agricultores e jovens da comunidade. Aproveitando a presença do deputado, foi relembrada a entrega de um carro, também fruto de emenda parlamentar, que vai atender a associação e a comunidade.

Estiveram presentes, na ocasião festiva, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o deputado estadual Waldemar Borges, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, e o executivo da pasta, Alex da Água, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, além dos administradores distritais de São Severino, Cilene, e de Mandacaru, Roberval Ferreira, e do vereador Cabritinha.

Macione Pessoa Baroni, coordenadora da Associação Ama Terra, que conta com 25 famílias associadas, fala como o grupo recebe essa conquista. “Estes são equipamentos que serão usados em outras feiras no estado e essas 25 famílias recebem felizes, porque todo apoio para a agricultura familiar é importante, necessário. Sem apoios como esses se torna muito mais delicada e fragilizada a vida e a produção dessas famílias. Estamos celebrando hoje a conquista desses equipamentos, que vão para feira, para área de produção, também a conquista de algumas oficinas de campo para produção, estamos celebrando também o veículo que também veio através de emenda parlamentar do deputado Waldemar Borges e desta parceria com a gestão municipal do prefeito Joselito Gomes”.

O deputado estadual, Waldemar Borges, falou sobre a ajuda dispensada às pessoas do campo. “Agora com uma prefeitura que tem sensibilidade, que tem compromisso com as pessoas, sobretudo com aquelas que mais precisam do apoio do poder público, a Ama Terra, que é uma entidade que já vem fazendo um trabalho extraordinário de fortalecimento da agroecologia, da agricultura orgânica, trabalhando junto ao pequeno produtor, que já fazia um trabalho de forma aguerrida, com muita garra e alguns apoios, hoje está mais fortalecida ainda com a chegada de uma prefeitura que tem o olhar solidário para esse tipo de situação. Sinto-me gratificado, pois já venho apoiando a entidade há algum tempo e que hoje esse apoio se fortalece através da ação da prefeitura comprometida efetivamente com as pessoas”.

O prefeito Joselito Gomes falou sobre mais uma conquista dos agricultores de São Severino. “O deputado Waldemar Borges sempre sensível às necessidades de várias organizações e entidades no município de Gravatá. Há algum tempo ele vem atuando e trabalhando e hoje aqui na Associação da Ama Terra, no distrito de São Severino, equipamentos que são entregues por meio de emenda parlamentar destinadas através do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA para que este segmento de produtores possa então continuar o trabalho oferecendo à população um produto de qualidade que traga saúde para a população. Todo esse trabalho é importante, necessário, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Foram registradas as presenças do representante do IPA – Caruaru, Rui Sousa, e da equipe do IPA – Gravatá, formada por Margarida Paiva e Guilherme Almeida, além de integrantes da Associação Cliper.

Os equipamentos conquistados nesta segunda (08) são úteis, por exemplo, para a Feira Agroecológica de Gravatá, promovida pelas famílias associadas à Ama Terra. Ela acontece todos os sábados, das 5h às 11h, com a venda dos produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, na praça em frente ao Banco do Brasil.

Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.