Gravatá: padre Joselito demonstra interesse em parceria com cooperativa de município de Alagoas

By 06/07/2021 - 21:57Agreste Central

Projeto alcança população de 30 mil habitantes em sistema de cooperativismo que é exemplo em desenvolvimento sustentável no mundo

O prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, e o prefeito de Viçosa, João Victor, cidade que fica no estado de Alagoas, conversaram, no último final de semana, sobre os dois municípios.

O chefe do executivo municipal da cidade do Agreste pernambucano demonstrou interesse em conhecer a Cooperativa Pindorama, que fica na cidade de Coruripe, também em Alagoas, e que tem o pai do prefeito João Victor como presidente, Klécio Santos.

Esta cooperativa, que congrega mais outras duas cidades alagoanas, Penedo e Deserto Feliz,  existe há 62 anos e conta, hoje, com 1.100 associados distribuídos em 32 mil hectares de terras produtivas divididas em 1.400 lotes. 

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, explicou que “este trabalho na cooperativa, que fica em uma colônia de Coruripe, gera dois mil empregos diretos e 14 mil indiretos, além de manutenção de projetos sociais, a circulação de uma moeda própria, chamada Bertholet, em homenagem ao suíço que idealizou o projeto, René Bertholet, o estímulo ao conhecimento e a contribuição pelo desenvolvimento sustentável da comunidade”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Gravatá, João Paulo de Lemos, disse que “esta cooperativa, que tem o seu presidente Klécio a frente há 30 anos eleito pela população do local, está entre os 100 maiores contribuintes do estado de Alagoas e nós temos interesse em fechar parceria com este modelo de sistema de cooperativismo bem sucedido. São mais de 100 itens produzidos por eles, entre derivados de cana-de-açúcar e leite e de gênero alimentício em geral. Gravatá só tem a ganhar com este exemplo”.   

O prefeito de Viçosa, João Victor, ressaltou que “é com grande satisfação que de uma conversa com o prefeito padre Joselito surgiu uma ideia que certamente será positiva para os municípios de Gravatá e Coruripe. Este trabalho que é desenvolvido na cooperativa pode muito bem ser aproveitado por outras cidades e o gestor daqui teve esta visão quando propôs a visita e o interesse em conhecer e trazer os produtos feitos pela agricultura familiar dos integrantes da cooperativa. Faço votos que a visita aconteça o quanto antes”. 

De acordo com o prefeito padre Joselito, “eu tenho interesse em conhecer esse organismo que é a Cooperativa Pindorama e ver como podemos trabalhar para trazer a instalação de uma unidade de distribuição e logística dos produtos deles aqui para Gravatá, tendo em vista que é um empreendedorismo que gera emprego e variedade de produtos no mercado local. Vou agendar uma visita em breve e espero trazer boas ideias para nossa cidade”.

Além deles, estiveram presentes na conversa o presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater/AL, João Paulo, o empresário Zeca da Charque e as primeiras-damas de Gravatá, Viviane Facundes, e de Viçosa, Jéssica Pedrosa. 

Foto: Marcone Barros (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.