Gravatá: Semana Municipal do Bebê 2022 leva esclarecimento às gestantes nas Unidades de Saúde da Família (USFs)

By 06/12/2022 - 18:41Agreste Setentrional

Abordagem sobre os cuidados na Primeira Infância, de 0 a 03 anos, é fundamental para o desenvolvimento sadio das crianças

A Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Juventude, preparou uma semana de cuidados e conhecimentos inseridos na Semana Municipal do Bebê 2022 que compõem a programação para a certificação do Selo Unicef, a qual o município concorre.

Na terça-feira (06), a abordagem sobre amamentação, aleitamento materno exclusivo, alimentação saudável, introdução alimentar, retirada de registros de nascimento, vacinação e estimulação precoce de crianças com deficiência, chegou às Unidades de Saúde da Família (USFs) nas Zonas Urbana e Rural de Gravatá.

Rafaela Carreiro da Silva, agricultora, estava satisfeita com essa ação promovida na Unidade de Saúde da Boa Vista: “É muito atencioso, prestativo, porque alerta a gente quanto aos primeiros cuidados, como a higienização, cuidado bucal, amamentação que é muito preciso para o desenvolvimento de zero a seis meses, os profissionais são atenciosos e sempre prestativos”, disse.

Vanice Magalhães, enfermeira da USF Nielson Lucivânio, falou sobre a importância dos esclarecimentos na Semana Municipal do Bebê, além do atendimento mensal às crianças: “a gente está fazendo com que aumente a conscientização do cuidado com a criança e trazer essa criança para nossa unidade para a gente acompanhar na Primeira Infância, a puericultura dentro da vacinação, alimentação, do aleitamento materno, da saúde bucal, enfim, acolher essa crianças e as mães para dar o melhor que a gente possa dar e ofertar a ela a questão de saúde e prevenção de doença”.

Para Lucimar Ribeiro, dona de casa, assistida pela USF do Alpes Suíço, são interessantes esses esclarecimentos: “Eu achei muito bom, porque não tinha a experiência, eu não sabia e eu gostei. Todos eles estão de parabéns”, opinou.

Com escalda pés, alongamento, arte gestacional, café da manhã e sorteios de brindes, a USF Ricardo Valmir junto a equipe Multiprofissional foram multiplicadores de informações. A enfermeira Evandrielly Lyzandra, comenta que: “Relembrando a elas, ressaltando a importância do cuidado do pré-natal da gestação, do bebê na puericultura. Isso mostra a importância da nossa gestão com as pessoas”.

Outra USF que trabalhou a Semana Municipal do Bebê foi a Dr. Judas Tadeu Cruzeiro I, no bairro de mesmo nome. A agricultora Francilene da Silva, de 28 anos, estava entre as mamães presentes na atividade desta terça. “Estou fazendo meu pré-natal aqui e fui chamada para participar dessa palestra e vou aproveitar para marcar minha nova consulta. Assim que eu descobri a gravidez acompanho várias palestras aqui e acho muito interessante, principalmente para a gente que é marinheira de primeira viagem e temos as dúvidas esclarecidas”.

A enfermeira da USF Cruzeiro I, Luana Lima, destacou que informação é um diferencial nesse momento da vida das grávidas pelo melhor desenvolvimento do bebê. “Convidamos todas as gestantes que são acompanhadas aqui no posto para abordarmos temas relevantes para a gestação, como a importância do pré-natal, de exames, atendimento odontológico, consultas médicas e imunização, que percebemos uma certa resistência em alguns casos. Trouxemos a nutricionista da equipe multidisciplinar e enfatizamos sobre a importância da alimentação e da amamentação do bebê. Aproveitamos para trazer uma pessoa do CRAS I para realizar o cadastro das gestantes da região, uma parceria entre a USF e o centro de referência, para que as gestantes em vulnerabilidade social possam receber enxoval”.

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.