Guarda Municipal do Ipojuca passará a usar novo spray de uso não letal

Reforçando os compromissos com a segurança pública, em consonância com as metas da ODS e do recente selo conquistado de Cidade Pacífica, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, realizou,na ultima sexta (12) um curso de uma nova tecnologia não letal que será utilizada pela Guarda Municipal para a proteção da população já nesta semana. A capacitação foi realizada pelo fabricante da tecnologia, um spray com uma formulação patenteada que age em contato com os olhos sem causar dano à saúde humana. O produto difere do spray de pimenta que age no sistema respiratório e causa reações alérgicas. A aquisição é aprovada por nota técnica da ANVISA.

Foram treinados 40 agentes municipais que serão os instrutores para todo o efetivo ipojucano. “Ipojuca mais uma vez sai na frente nessa área de segurança pública adquirindo esse tipo de equipamento para todo o efetivo com carga pessoal e regulamentação de procedimento operacional padrão. O produto segue recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) e já adotado em 17 países no mundo”, destacou o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais.

Segundo o sócio-diretor da empresa Poly Defensor, fabricante da tecnologia, Rogério Beltrão, “para a utilização de agentes químicos é preciso garantir a preservação dos inocentes e apenas ser utilizado nas pessoas violentas, seguindo a doutrina do uso seletivo da força. Quem segue o procedimento não erra”, afirma. Essa capacitação aos agentes de segurança pública feita pelo fornecedor do equipamento segue exigências da Polícia Federal e do Exército para que os guardar estejam aptos a usar esse tipo de armamento não letal. Além da parte teórica, os guardas municipais também tiveram um treinamento prático e passaram por uma prova para confirmar que estão aptos a utilizar a tecnologia não letal.

*SERTÃO*

A Guarda Municipal do Ipojuca segue sendo referência para outros municípios. No último domingo (14) iniciou um treinamento no município de Sertânia, Sertão pernambucano que durará 6 dias.

Os 26 alunos sao agentes de Sertânia, Buíque, Carnaíba, Garanhuns, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha e Venturosa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.