Histórico: prefeitura de Petrolina realiza primeira cirurgia de retina

Mais um dia histórico para a saúde pública de Petrolina. É que a prefeitura realizou, nesta quarta-feira (8), a primeira cirurgia oftalmológica de retina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Anteriormente os pacientes precisavam se deslocar até a capital pernambucana, via Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Marcos Antônio, de 57 anos, foi o primeiro paciente a ser contemplado com o procedimento e estava muito emocionado. “É muito gratificante saber que vou fazer minha cirurgia aqui mesmo, na minha cidade, sem precisar viajar horas de ônibus e estar longe da minha família. Quero agradecer a todos os profissionais”, frisou.

As cirurgias são realizadas por uma instituição credenciada pela Secretaria de Saúde e serão feitas cerca de 15 por mês. Para o paciente ter acesso a esse procedimento, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde para ser avaliado e, havendo a necessidade, será encaminhado para um oftalmologista.

“Esse é mais um avanço para a nossa saúde. Um sonho de todos nós, com o intuito de trazer conforto, comodidade e sobretudo, resolutividade para todos os petrolinenses. Antes era necessário viajar mais de 700km para realizar esse procedimento, agora os pacientes poderão realizar a cirurgia através da Secretaria Municipal de Saúde na própria cidade”, concluiu o prefeito Simão Durando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.